O ex-vereador de Guaraí Gercival Lopez, de 50 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, na tarde dessa sexta-feira, 8, por volta das 18 horas, depois que vizinhos ouviram gritos de socorro e acionaram a Polícia Militar (PM). À Coluna do CT, o delegado responsável pelo caso, Adriano Carrasco, contou que Gercival foi espancado até a morte. “Foi um crime bárbaro”, disse uma pessoa próxima à família.
Sinais de luta
A PM precisou requisitar o apoio de um chaveiro para abrir o portão. Segundo o site Guaraí Notícias, corpo foi encontrado na sala da casa, ao lado de uma cadeira quebrada, possivelmente utilizada para golpeá-lo. Ainda havia sinais de luta corporal, várias marcas de sangue, além objetos revirados no interior do imóvel. Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica Científica foram acionadas para acompanhar o caso.
Também ex-secretário
Gercival, que é de Santa Isabel (GO), encerrou o mandato de vereador em dezembro. Entre os anos de 2014 e 2016, ele, que era professor efetivo da rede estadual de ensino e bacharel em Direito, foi secretário municipal de Educação e Cultura, na gestão do ex-prefeito Francisco Júlio.
Luto de 3 dias
A Prefeitura de Guaraí e a Câmara decretaram luto oficial de três dias. Em nota, a prefeita Fátima Coelho (DEM), que também foi vereadora na Legislatura passada, lembrou do colega de Câmara e dos “momentos de alegria, risos e bom humor” de Gercival.
Um grande amigo
O presidente da Câmara, Gleidson Bueno (DEM), também lembrou do bom humor do ex-colega de Legislativo: “Um grande amigo nos deixou e levou consigo muita alegria e uma forma elegante de conviver”, afirmou na nota.
Velório e sepultamento
O corpo do ex-vereador está sendo velado na Câmara de Guaraí e o sepultamento deve ocorrer às 16h30, no Cemitério Municipal da cidade.
Notas de pesar
A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, determinou que seja decretado luto de três dias pelo falecimento do ex-vereador Gercival Lopes (Solidariedade), ocorrido nesta sexta-feira (08/01). O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias, com data retroativa.
Recebida com muita consternação, a notícia de falecimento do seu colega de parlamento, na Câmara Municipal de Guaraí, no pleito de 2017-2020, fez a prefeita Fátima Coelho relembrar os momentos de alegria, risos e bom-humor promovidos pelo amigo parlamentar.
De acordo com as primeiras informações, o ex-vereador Gercival Lopez, de 50 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa em Guaraí.
Natural de Santa Isabel (GO), Gercival foi vereador em Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Professor efetivo na rede estadual, ele também ocupou o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura, entre 2014 e 2016.
A Prefeitura de Guaraí, representando os servidores municipais, se solidariza com a dor de seus familiares e amigos e estende suas sinceras condolências. Que Deus conforte seus corações, amenizando toda dor e sofrimento.
Fátima Coelho
Prefeita de Guaraí
O anoitecer desta sexta-feira (08/01) veio em forma de luto, dor e muita tristeza. Um fato inesperado pegou-nos de surpresa. Um grande amigo nos deixou e levou consigo muita alegria e uma forma elegante de conviver. Diante da grande perda, a Câmara Municipal de Guaraí está de luto pelo falecimento do ex-vereador Gercival Lopes (Solidariedade), 50 anos.
Natural de Santa Isabel (GO), Gercival foi vereador em Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Professor efetivo na rede estadual, ele também ocupou o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura, entre 2014 e 2016.
A Câmara Municipal de Guaraí, representada pelos vereadores e demais servidores do Poder Legislativo, manifesta amor, carinho e emoção, em reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-vereador em prol da população guaraiense.
Diante desta perda irreparável, rogamos a Deus pelo conforto espiritual e nos solidarizamos com os familiares e amigos.
Gleidson Bueno
Presidente da Câmara Municipal de Guaraí
Com surpresa e tristeza, recebi a informação do falecimento do professor, ex-vereador de Guaraí e companheiro de Solidariedade Gercival Lopes, 50 anos.
Vereador até o final do ano passado, ficou na suplência do cargo nas eleições passadas e tinha relevantes serviços prestados à educação de Guaraí e região, onde já ocupou diversos cargos.
Espero que a Justiça e as forças policiais desvendem o mais rápido possível as circunstâncias da morte e puna os responsáveis com o rigor da lei.
Por fim, neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos de Gercival.
Que Deus possa confortar todos!
Tiago Dimas
Deputado federal
Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-vereador de Guarai, Gercival Lopez. Companheiro de caminhadas políticas, Gercival era professor, foi secretário e deixa seu legado de luta em defesa de melhores condições para os profissionais e estudantes da Educação pública.
Neste momento de dor, solidarizo com todos os familiares e amigos do ex-parlamentar e pedimos às autoridades, que apresente o mais breve possível a conclusão das investigações sobre este crime. Pedimos ao Pai Celestial que dê ao Seu filho o merecido descanso e conforte os corações enlutados.
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento, ocorrido hoje, 8, do amigo, apoiador e suplente de vereador pelo Solidariedade em Guaraí, o professor Gercival Lopes, 50 anos.
Gercival foi vereador entre 2017 e 2020. Professor efetivo da rede estadual de ensino, também ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura entre 2014 e 2016.
Acreditamos na justiça para desvendar o ocorrido e punir os responsáveis o mais rápido possível.
Nossos sentimentos à toda família e amigos que sofrem a perda desta, que era uma pessoa tão querida na cidade.
Deputado Vilmar
Presidente Estadual do Solidariedade
Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e servidor da rede estadual de ensino em Guaraí, Gercival Lopes da Silva, 50 anos. Sua partida de forma abrupta deixa a todos nós amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral em estado de perplexidade e lamento.
Gercival era servidor estadual desde 1994, então integrante do quadro geral e, em 2002, ingressou no quadro da Educação, como professor efetivo. Dos 18 anos de serviço prestado à Educação, 12 foram dedicados à direção do Colégio Estadual Irineu Albano. Atualmente, estava na Orientação Educacional do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão.
Grande educador e um guerreiro na luta por melhores condições de vida aos moradores da cidade que escolheu para construir sua vida, sua ausência causará um imenso vazio nos espaços por onde transitava.
Consternada, rogo ao Pai Celestial que o receba em seus braços e console a todos aqueles que sofrem agora a sua partida, em especial, sua filha e seus dois netos. Tenho confiança de que as causas que levaram a esta perda irreparável serão reveladas pelas autoridades policiais com brevidade.
Adriana Aguiar
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes
É com grande pesar que manifesto a morte do meu amigo Gercival Lopez na tarde desta sexta feira, 5 de janeiro, um crime bárbaro onde esperamos e rogamos a Deus por justiça. Gercival e eu construímos uma amizade ao longo dos últimos 8 anos. Secretários do município, juntos, vereadores de Guaraí na mesma legislatura. Um grande amigo, pessoa de bem, ousado, alegre, inteligente, feliz. Você vai fazer muita falta irmão!
Saboinha Júnior
Vereador em Guaraí