A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) promove nesta quarta-feira, 7, a 2ª Manhã de Ciência, Tecnologia e Inovação. O momento visa explanar os investimentos aplicados na pasta, o crescimento da pesquisa e celebrar a quantia de R$ 8,2 milhões que serão investidos no lançamento de três novos editais, sendo eles os programas de Apoio à Fixação de Jovens Doutores, de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Centelha.
PROGRAMAS
O Programa de Apoio à Fixação concede bolsas e auxílio à pesquisa de jovens doutores em todas as áreas do conhecimento. Já o PIBIC financia projetos de pesquisa de alunos de graduação com apoio de um professor orientador. Enquanto isto, o Centelha estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil, oferecendo capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte.
RESULTADOS
Presidente da Fundação, Márcio Silveira falou sobre o evento. “Não conheço nenhum país ou região, mundialmente falando, que tenha se desenvolvido sem a colaboração crítica e criativa da ciência, tecnologia e inovação. A equipe Fapt trabalhou fortemente durante todo o ano, agora, temos a oportunidade de demonstrar os resultados de nossos esforços e principalmente de mostrar para quem acreditou, que vale a pena acreditar e continuar investindo na área.”, comentou.
PAUTA
Entre as pautas do evento, estão: os avanços da ciência, tecnologia e inovação tocantinense, a construção do Centro de Inovação no Parque Tecnológico, o lançamento dos editais de pesquisa, além da assinatura do termo de outorga do edital Amazonia +10, que é um programa de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia & Inovação construído pelas Fundações de Amparo à Pesquisa signatárias, organizada no âmbito do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (CONFAP).