Reconhecendo a importância das mulheres para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Tocantins, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) realiza nesta quarta-feira, 15, às 9 horas, na sala de reunião da entidade, o “Café Mulheres na Ciência”.
A FAPT destaca que,considerando todos os pesquisadores apoiados pela entidade, mais de 46% são mulheres, um percentual que supera os totais nacional e mundial.
No Brasil, de acordo com o CNPq, as mulheres constituem 43,7% das pesquisadoras.
Já no âmbito global, apesar do perceptível avanço da presença feminina nas mais variadas áreas do conhecimento, dados apresentados pela UNESCO apontam que apenas 30% dos cientistas são mulheres.
Por outro lado, enquanto há equiparação quantitativa da presença de ambos os gêneros na ciência, horizontalizar o nível de reconhecimento dado a cada um deles ainda é algo aparentemente distante; por exemplo: menos de 10% dos membros da Academia Brasileira de Ciências são mulheres.
O evento, em alusão ao mês das mulheres, busca reconhecer o papel fundamental que elas constituem na comunidade científica, tecnológica e inovadora do Tocantins. Além de alinhar estratégias para possibilitar o acesso pleno e igualitário na ciência. (Com informações da assessoria de imprensa)