Foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 9, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, a 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit 2022), promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com universidades, instituições empresariais e comerciais. O evento segue até sexta-feira, 11, das 8 às 17 horas, com a exposição dos trabalhos científicos elaborados pelos estudantes e de várias atividades como palestras, oficinas e apresentação dos projetos desenvolvidos e executados pela pasta da Educação Municipal. A expectativa da organização é que cerca de 85 mil pessoas visitem a Feira. Confira a programação geral do evento aqui.
Falando em nome da prefeita Cinthia Ribeiro, a secretária executiva da Semed, Fernanda Rodrigues, deu as boas vindas a todos e agradeceu as instituições parceiras e colaboradores que não mediram esforços para que a feira acontecesse. A gestora destacou a importância do retorno do evento após dois anos de pausa por causa da pandemia. “Estarmos aqui hoje reunidos, sem máscaras, tendo esse contato físico que é muito bom, e isso só foi possível por causa da ciência, inovação e tecnologia. Então vamos aproveitar a feira que foi construída com muitos investimentos da gestão municipal e é fruto do trabalho coletivo envolvendo as diversas instituições parceiras”, destacou.
Representando todos os parceiros, o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Pinto Costa Júnior, falou sobre a qualidade da estrutura montada para o evento e sobre a importância de se investir na ciência, tecnologia e empreendedorismo para o desenvolvimento do Estado. “Uma estrutura completa com diversos espaços e estandes de projetos que não deixa a desejar a nenhuma feira nacional”, disse, completando que “para o Estado crescer e se desenvolver precisamos de educação, e para que isso aconteça, precisamos investir em professores engajados em ciência, tecnologia e empreendedorismo que incentivem os alunos a inovar e se desenvolver”.
A solenidade de abertura da Fecit 2022 foi encerrada com a palestra magna ‘Empreendedorismo e Inovação’, proferida pela analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae de Minas Gerais, Cacilda Almeida, e pelo professor especialista em Tecnologia de Educação Lucas Goulart Collares.
Cacilda falou sobre o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora com conteúdos voltados para estudantes e educadores. “Todas as transformações que nós buscamos em nosso País passam pela educação empreendedora, e o Sebrae busca trabalhar isso como forma de destacar as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois é essa educação transformadora que gera mudança no protagonismo, na forma de pensar e de agir dos estudantes.”
A analista parabenizou a gestão municipal por investir na educação empreendedora logo nos anos iniciais da formação educacional. “Iniciativas como essa são muito vistas no ensino superior e no ensino médio. Mas ter uma formação pautada em empreendedorismo e inovação logo nos anos iniciais, com certeza, fará muita diferença na vida desses estudantes”, pontuou.
O professor especialista em Tecnologia de Educação, Lucas Goulart Collares, falou sobre a história da evolução da humanidade que passou, e passa, por constantes transformações. Na ocasião, eleafirmou que “a educação, desde sempre, é a grande responsável pelo desenvolvimento da sociedade humana”.
A solenidade contou com a apresentação musical da banda da Guarda Metropolitana de Palmas e a presença de professores, gestores escolares, autoridades e representantes dos parceiros do evento.
Mostra científica
O público tem até sexta-feira, 11, para prestigiar a mostra científica instalada no Centro de Convenções que abriga 79 trabalhos elaborados por alunos e professores de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como das instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas do Tocantins que estão concorrendo à premiação nas categorias: nível Fundamental I e II, Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado, nível Médio Regular, nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado, Graduação e Pós-Graduação/Especialização.
Berço de Talentos
Além dos projetos científicos, dentro da programação da Fecit também acontece a apresentação dos trabalhos do projeto ‘Berço de Talentos’ que contempla as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). São experimentos trabalhados com professores e alunos da educação infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.
Fecit
A Fecit tem o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos científicos e tecnológicos, além de propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência, além de despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.
Instituições parceiras da Fecit 2022
Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedem), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Comunicação (Secom), Agência de Tecnologia da Informação (Agtec), Fundação do Meio Ambiente (FMA), Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Casa do Empreendedor. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro de Educação Inclusiva (CEI), Cienciarte, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Faculdade Itop, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade da Maturidade (Uma) e Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Interação (Renapsi). Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi). Supera, Energisa, BRK Ambiental e Maritaca Soluções Inovadoras.