O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu de quinta-feira, 12, a sábado, 14, a 16ª edição da Feira da Colheita, em Porto Nacional. O evento ocorreu junto à exposição agropecuária do município e reuniu produtores rurais, técnicos e parceiros em uma programação com vitrines tecnológicas, palestras e oficinas voltadas para a agricultura familiar e agroindústrias de pequeno porte.
CONEXÃO COM NOVAS TECNOLOGIAS E CAPACITAÇÃO
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, reforçou a importância de eventos como a Feira da Colheita para fortalecer o conhecimento e as tecnologias para inovar as práticas no campo. “Além de possibilitar a troca de conhecimentos, ela conecta o campo com as novas tecnologias e capacita nossos agricultores para que tenham mais eficiência em suas produções e aumentem a competitividade, e como os nossos parceiros, como o Sebrae e o Sicredi, conseguimos atender a necessidade do nosso produtor, levando capacitação, projetos e assistência técnica, para garantir melhor produtividade”, afirmou.
CONTROLE DOS CURTOS SÃO ESSENCIAIS
Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, José Daniel Tavares, destacou a importância de o produtor rural enxergar sua propriedade como uma empresa. “Precisa saber quanto custa para ele produzir e quanto ele pode vender seus produtos. A gestão envolve várias áreas: produção, pessoas, finanças e comercialização. O produtor tem que se dedicar a todas essas áreas para garantir o sucesso do seu negócio. Ele precisa pensar na propriedade como uma empresa e entender que todas as áreas, desde o controle dos custos até a hora certa de vender, são essenciais para o lucro”, enfatizou.
FORTALECE PRODUTOS
O supervisor regional de Porto Nacional, Regis Ayres, também destacou o papel da feira no desenvolvimento da agricultura familiar. “O trabalho que o Ruraltins vem realizando, junto com nossos parceiros como o Sebrae, a Cooperativa de Crédito Rural (Sicredi), e o governo federal por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, fortalece os produtores da região e traz mais oportunidade para o campo. Nossa missão é garantir que o produtor esteja preparado para lidar com os desafios do mercado, oferecendo suporte técnico e projetos voltados para o aumento da produtividade”, destacou.