As forças de segurança apresentaram nesta quarta-feira, 22, os números da Operação Folião Seguro, deflagrada entre os dias 17 e 21 de fevereiro. A ação contou com a atuação das Polícias Militar (PMTO), Civil (PC), Penal, Federal (PF), Rodoviária (PRF); Corpo de Bombeiro (CBMTO); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e instituições de segurança, trânsito e transporte municipais. Efetivo esteve presente nos 139 municípios durante o período carnavalesco.
NÚMEROS DOS MILITARES
A PMTO informou ter empregado um efetivo 2 mil policiais e 250 viaturas por dia. O policiamento foi feito em 356 eventos; houve o registro de 481 ocorrências; abordagens a 7.023 pessoas e 4.602 veículos; 116 pessoas foram presas e sete menores apreendidos; 14 armas de fogo apreendidas; 2,405 quilos de drogas apreendidas; 27 veículos e 16 objetos recuperados; 234 blitzes realizadas; 555 infrações de trânsito e 44 crimes de trânsito registrados; e 125 veículos removidos. Já o Corpo de Bombeiros atendeu 325 ocorrências, nos cinco dias do período carnavalesco, sendo que a maioria das ações (78%) ocorreu em endereços não relacionados com o circuito da folia.
SEM NENHUMA OCORRÊNCIA DE RELEVÂNCIA
No mesmo período, a Polícia Civil registrou 927 boletins de ocorrência; 138 autos de prisão em flagrante; cumpriu 21 mandados de prisão; realizou 42 registros de embriaguez ao volante e um caso de importunação sexual. “Nós consideramos que a operação integrada foi um sucesso. Nós tivemos um Carnaval tranquilo sem nenhuma ocorrência de relevância nos circuitos da folia”, destacou o delegado-geral, Claudemir Luiz Ferreira.
TRÂNSITO
O Detran atuou em 16 municípios: Palmas, Porto Nacional, Araguatins, Araguaína, Xambioá, Santa Fé do Araguaia, Nova Olinda, Babaçulândia, Filadélfia, Carmolândia, Gurupi, Aliança, Formoso do Araguaia,Arraias, Novo Alegre e Dianópolis. Um total de 44 agentes e 12 viaturas participaram da operação que abordou 2.596 veículos; lavrou 791 autos; realizou 340 testes de alcoolemia; houve 12 recusas e sete prisões por alcoolemia, sendo três em Araguaína e quatro em Dianópolis. Além disso, 44 veículos foram removidos.
TOLERÂNCIA ZERO EM CARÁTER PERMANENTE
Na apresentação, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, anunciou que a Operação Tolerância Zero terá caráter permanente, com ações policiais em todos os 139 municípios tocantinenses. “Vamos trabalhar com todas as forças de forma integrada para prover essa segurança, de modo que todos os delitos possam ser analisados, investigados e levados à justiça. Pedimos a colaboração de todo e qualquer cidadão, que porventura saiba de algum delito,que passe as informações para os órgãos de segurança, para nos ajudar a ter um Tocantins cada vez mais seguro”, pontuou. “Durante o Carnaval nós conseguimos colocar policiais nos 139 municípios e isso gerou sensação de segurança e diminuiu o índice de criminalidade. Conseguimos cumprir o objetivo de oferecer segurança para a sociedade tocantinense. Faremos o mesmo com a Operação Tolerância Zero”, completou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa.