A Prefeitura de Gurupi deu início na tarde dessa segunda-feira, 6, a uma força-tarefa para vistoriar as áreas mais impactadas pelos alagamentos provocados pela intensa chuva da noite de domingo, 5. Segundo o município, a ação, que reúne equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Assistência Social, Infraestrutura, Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e Defesa Civil Municipal, tem como objetivo rastrear problemas, oferecer suporte às famílias e alertar a população sobre os riscos de novas chuvas.
DESTRUIÇÃO
Entre os locais vistoriados pela força-tarefa durante a tarde, estiveram as Ruas L, M e a Avenida Beira Rio, no setor União 5, nas proximidades do córrego Mutuca. Algumas residências foram alagadas e a Rua L ficou obstruída devido ao acúmulo de terra e areia arrastadas pela chuva. Para solucionar o problema, uma retroescavadeira da Secretaria de Infraestrutura realizou a limpeza e desobstrução da via. As famílias da região também foram cadastradas pela Assistência Social e pela Defesa Civil para acompanhamento contínuo.
PRIORIDADE É RESGUARDAR VIDAS
O diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, explicou que a prioridade é proteger vidas e orientou a população sobre os cuidados necessários durante o período chuvoso. “Nossa principal preocupação é resguardar a vida das pessoas. Em casos de alagamentos, o primeiro passo é salvar vidas, e não bens materiais. Em situações de risco, a população deve buscar apoio da Defesa Civil pelo telefone da Ouvidoria Municipal. Estamos com plantão ativo e suporte de veículos e maquinários para atender emergências”, afirmou.
PONTOS MAIS CRÍTICOS
Diego também alertou sobre os riscos de transitar em pontos mais críticos da cidade no momento das chuvas mais intensas. “Gurupi está em zona de alerta amarelo desde domingo até esta terça-feira, às 10 horas, devido às chuvas intensas. Pedimos que a população evite atravessar vias próximas aos córregos Mutuca e Pouso do Meio, além das vias do setor Vila Paulista, que são áreas críticas na hora da chuva. A água pode estar contaminada, representando risco à saúde, além de causar danos materiais e perda de veículos”, alertou.
APOIO ÀS FAMÍLIAS
A secretária Municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, destacou o trabalho das equipes da pasta no apoio às famílias impactadas. “Estamos visitando todas as casas, ouvindo as demandas emergentes das famílias e oferecendo todo o suporte necessário para ajudá-las a superar esse momento difícil”, relatou.
CONTATOS
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (63) 3301-4338 ou pela Ouvidoria do Município pelo telefone (63) 3301-4380.