O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reuniu-se nesta quinta-feira, 15, com os representantes das forças de segurança para discutir os resultados da “Operação Carnaval”. Conforme o Estado, poucos casos foram registrados entre os dias 9 e 13 de fevereiro. “Garantimos um carnaval seguro para os tocantinenses e os turistas que vieram prestigiar a nossa festa”, avaliou o chefe do Executivo.
PRISÕES E APREENSÃO DE ARMAS BRANCAS
No período do carnaval, a operação conjunta envolvendo diversos órgãos de segurança pública mobilizou 500 militares e 270 viaturas por dia, totalizando 2,5 mil agentes ao longo do evento. Além disso, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) registrou 34 prisões e a apreensão de três armas brancas, enquanto não houve registro de apreensão de armas de fogo nos circuitos carnavalescos, o que evidencia a eficácia das medidas ostensivas e da intensificação das ações policiais.
UM DOS MAIS TRANQUILOS DA HISTÓRIA
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, comemorou o resultado. “Conseguimos ter um carnaval tranquilo, certamente foi um dos mais tranquilos da história do Tocantins, com quase nenhuma ocorrência grave. Isso mostra o empenho do governador Wanderlei Barbosa na melhoria da segurança pública, no qual destacamos o trabalho integrado das forças de segurança”, afirmou.
FISCALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, evidenciou o papel crucial desempenhado pela instituição antes e durante o período do carnaval. “Este ano, todos os locais foram autorizados pelo Corpo de Bombeiros, resultando em uma estrutura perfeita e livre de acidentes relacionados a falhas estruturais. Além disso, houve um significativo aumento na parte operacional, com o efetivo dobrado e viaturas adicionais sendo disponibilizadas para reforçar as medidas preventivas e responder prontamente a emergências durante o período festivo”, pontuou.
SINERGIA
A Polícia Civil do Tocantins também apresentou resultados positivos durante a operação de carnaval. O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, citou a realização de diligências e investigações, bem como o reforço das centrais de atendimento para garantir respostas rápidas às demandas. “A sinergia entre todas as forças de trabalho resultou em grandes avanços na segurança pública, visando proporcionar tranquilidade tanto para os residentes quanto para os turistas que visitam o Estado durante o período festivo”, concluiu.