Cerca de 20 mil estudantes tocantinenses se preparam para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 20. Com isto, as forças de segurança do Estado estarão prestando apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e ao Ministério da Justiça durante o processo.
GABINETE DE MONITORAMENTO
Todas as ações serão acompanhadas no Gabinete de Monitoramento, instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, sob a coordenação da Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o Sistema Integrado de Operações (SIOP), o qual ficará aberto das 8 às 22 horas, com a participação de representantes de todas as corporações.
MAIS DE 600 AGENTES
Além do monitoramento, as forças de segurança prestam apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos 123 locais de prova, distribuídos em 31 municípios, e do trânsito nas imediações para garantir a fluidez necessária. Ao todo, as corporações estão mobilizando um efetivo de mais de 600 agentes de segurança pública, cerca de 140 viaturas, três aeronaves e duas embarcações.
UNIÃO QUE TEM DADO BONS RESULTADOS
Secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa destacou a organização. “Essa união das forças de segurança tem dado bons resultados nas operações conjuntas que fazemos. O primeiro dia de provas foi um sucesso, não tivemos nenhuma intercorrência, e para o segundo dia, vamos estar atentos para que tudo ocorra com segurança e tranquilidade”, comentou por meio da assessoria.
ÓRGÃOS
A Operação Enem 2022 conta com a atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Correios, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), e Energisa.