O Fórum de Desenvolvimento do Bico do Papagaio, que tem como objetivo identificar as principais temáticas a serem trabalhadas para fortalecimento e desenvolvimento da região, ocorre nesta quarta-feira, 14, na cidade de Augustinópolis.
Evento, realizado com o direcionamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), é conduzido pelo Centro de Desenvolvimento Regional Bico do Papagaio (CDR), estruturado por meio do edital (Fapt/Seplan) – Projeto Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser).
A intenção é ouvir os agentes públicos, que vão apontar as principais problemáticas da região e as áreas de melhorias necessárias para, assim, construir estratégias de melhorias. “Serão pontuados de 4 a 5 alvos que serão importantes para o lançamento do edital de pesquisa, que tem como fomento o Centro de Desenvolvimento Regional, onde os pesquisadores das regiões poderão participar desse edital e realizar pesquisas na região do Bico do Papagaio a partir dos alvos que foram encontrados no fórum”, afirma o coordenador do CDR, Marcus Aurélio Cavalcante Ayres.
Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio Silveira, a realização do evento é muito importante para a construção efetiva das ações que vão apoiar o desenvolvimento local.
“Nossa meta é que os pesquisadores tocantinenses das instituições públicas e privadas construam projetos em áreas definidas pela população local como prioritárias, para que tragam impactos socioeconômicos, gerem emprego e renda e ainda se tornem uma política pública que beneficie a sociedade como um todo”, enfatiza o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
Márcio Silveira afirma ainda que está muito feliz com a realização do evento, que tem a inserção do contexto da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento da região do Bico; e da Fundação ser parceira do Fórum. “Um evento deste porte na região do Bico do Papagaio, que conta hoje com mais de 80 doutores, que têm realizado um belíssimo trabalho, tem muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Que mais eventos desta natureza possam acontecer no Tocantins, que isso só agrega ao Estado que se torna cada vez melhor para se viver e de se produzir de forma inteligente”, ressaltou.
CDR Bico do Papagaio
O CDR Bico do Papagaio foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região, por meio da execução de projetos e ações que possibilitem gerar renda, buscando a melhoria da qualidade de vida da população local. A instituição atua em diversas áreas, como agricultura familiar, agroindústria, turismo, meio ambiente, educação, saúde, cultura e infraestrutura.
Programação
O evento, que ocorrerá no auditório do Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis, tem previsão de início para as 8h30 da manhã e tempo estimado para o prazo de quatro horas.
Na programação do Fórum, haverá palestra sobre como funciona a Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser), sobre o Desenvolvimento da região do Bico do Papagaio, além da oficina Construção dos Alvos.
O evento é aberto e voltado para agentes públicos, membros de entidades da sociedade civil, de instituições de ensino superior e de organizações não governamentais. Para outras informações, entrar em contato pelo telefone (63) 99248-5017. (Da assessoria de imprensa)