A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) foi lançada nesta quinta-feira, 18, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). O grupo é presidido pelo deputado estadual Gutierres Torquato (PDT). “Não estamos criando uma frente parlamentar somente para ser mais uma, nós vamos defender verdadeiramente quem produz neste Estado”, disse o pedetista, listando entre que questões como reserva legal, tributação e a pauta eletrônica serão abordadas.
REDUÇÃO DO ICMS BENEFICIA DO MENOR AO MAIOR PRODUTOR
Gutierres Torquato fez questão de elogiar a sensibilidade do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) de reduzir de 12% para 7% o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) referente às saídas interestaduais de gado vivo. O tema agrada os produtores, mas não foi vista com bons olhos pelos Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes). “Olhem a transformação que tem sido feita nesse Estado, esse gesto que o senhor fez, da Medida Provisória, reduzindo a alíquota do gado e beneficiando o produtor, o homem do campo, do menor ao maior, abrindo o mercado e estreitando fronteiras”, disse o deputado.
PRESENÇAS
A solenidade contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), dos presidentes da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), e da Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro; do vice-presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço; do secretário da Agricultura, Jaime Café, e do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas).
A FRENTE
A FPA tem como objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio no Tocantins. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o campo é a principal atividade econômica de 72% dos municípios tocantinenses.