Após dois anos de pausa devido à pandemia da covid-19, inicia nesta quarta-feira, 9, a 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit 2022). Promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), universidades, instituições empresariais e comerciais, a Fecit tem por objetivo investir na formação científica de educandos da rede pública e particular de ensino, oferecendo várias atividades como palestras, oficinas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.
A Feira segue até a sexta-feira, 11, das 8 às 17 horas. A expectativa da organização é que, durante os três dias de duração, cerca de 85 mil pessoas visitem o Centro de Convenções para prestigiar o evento. Confira a programação geral do evento aqui.
A solenidade de abertura desta edição da Fecit será às 19 horas, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com a apresentação da Banda da Guarda Metropolitana e o pronunciamento de autoridades municipais e de representantes dos parceiros do evento. Na ocasião, também acontecerá a palestra magna Empreendedorismo e Inovação, proferida pela analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas Cacilda Almeida e pelo professor especialista em Tecnologia de Educação, Lucas Goulart Collares.
Durante dois dias, o Centro de Convenções será palco para a exposição de 79 projetos desenvolvidos pelos estudantes que concorrerão a premiação nas seguintes categorias: Nível Fundamental (1° ao 5° ano), Nível Fundamental (6° ao 9° ano), Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado, Nível Médio Regular, Nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado, Graduação (estudantes de ensino superior público ou privado) e Pós-Graduação/Especialização.
Berço de Talentos
Além dos projetos científicos, dentro da programação da Fecit, haverá ainda a apresentação dos trabalhos do projeto Berço de Talentos que contempla as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). São experimentos trabalhados com professores e alunos da educação infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.
Fecit 2022
A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia é realizada desde 2014 e reúne estudantes de todo o município de Palmas e região. Tem o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos científicos e tecnológicos, além de propiciar o debate sobre as estratégias e as mudanças necessárias para a popularização da ciência, além de despertar nos discentes e nos docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt)
Fundada em 2011, a Fundação de Amparo à Pesquisa tem o papel de patrocinar a formação e a capacitação de pessoal técnico especializado em ações e atividades de pesquisa, ciência e tecnologia. Além de fomentar eventos científicos em que há participação de pesquisadores. Todas as ações da Fapt incentivam a inovação e o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Tocantins.
Instituições parceiras da Fecit 2022
Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedem), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Comunicação (Secom); Agência de Tecnologia da Informação (Agtec); Fundação do Meio Ambiente (FMA); Fundação Cultural (FCP); e Casa do Empreendedor; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt); e Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica); Centro de Educação Inclusiva (CEI); Cienciarte; Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac); Faculdade Itop; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Núcleo de Desenvolvimento de Software da UFT/NDS; Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da UFT (Opaje); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins; Universidade da Maturidade (Uma); e Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Interação (Renapsi); Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social da Indústria (Sesi); Supera; Energisa; BRK Ambiental; e Maritaca Soluções Inovadoras. (Da assessoria de imprensa)