À frente do movimento denominado “Advocacia Forte”, Gedeon Pitaluga registra nesta sexta-feira, 26, candidatura à presidência da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A professora e advogada Janay Garcia será a candidata a vice-presidente da chapa. “A OAB precisa voltar a ser forte e valorizada”, defende o postulante.
“Nos últimos anos, a Ordem desvirtuou sua atuação e se esqueceu de cumprir seu papel primordial que é lutar pela defesa dos advogados. Em quase três anos, a Ordem emitiu apenas um desagravo público que foi em defesa do próprio presidente. A OAB não pode agir em defender de interesses pessoais. A Ordem tem que lutar pelo coletivo, por uma advocacia independente e que dê segurança e respaldo para os operadores do direito no Estado”, pontuou Gedeon Pitaluga.
Mulheres e juventude
A chapa diz ter sido construída respeitando direitos primordiais, como o da maior participação da advocacia feminina na composição da chapa, assim como a valorização dos jovens advogados na distribuição de cargos. “No Tocantins, o número de mulheres advogadas chega a ser superior ao de homens. Nosso grupo foi composto respeitando essa representatividade importante e ampliamos o número de mulheres na composição da chapa”, afirmou Janay Garcia.
Uma valorização especial também foi dada à advocacia jovem. “Os jovens advogados representam hoje um grupo grande no Tocantins e que precisa ter total amparo da Ordem. Temos consciência dessa necessidade e por isso valorizamos a participação dos jovens na chapa, dando voz e poder para que tenham o respeito que tanto merecem”, reforçou Gedeon Pitaluga.
Primeira reunião
Após o registro da chapa na sexta-feira, o grupo reunirá, a partir das 18 horas, apoiadores e simpatizantes comitê que será montado na Quadra 104 Norte, Avenida LO 2, ao lado da academia Oficial Fit.