O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), José Humberto Muniz Filho, participou nestas quintas e sexta-feira, 23 e 24, da 45ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O evento aconteceu na cidade de Maceió (AL), com a participação de representantes dos órgãos-membros do Conselho, entre os quais a CGE Tocantins.
A reunião cumpriu agenda de discussões sobre o estatuto e a prestação de contas da entidade. Além disso, discorreu-se sobretudo a respeito de pautas estratégias para boa gestão pública, por meio de câmaras técnicas, que se concentraram em três eixos: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Lei Anticorrupção e auditoria pública. A expectativa para este ano é a oferta de capacitações e pesquisas no âmbito de cada tema.
Modelo de Capacidade de Auditoria Interna
Em especial sobre auditoria, discorreu-se a respeito do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público. A ferramenta universal, baseada em práticas líderes, é estratégica para autoavaliação e, avaliações externas, e um roteiro para a melhoria e o desenvolvimento.
O objetivo, conforme discutido no encontro, é ampliar o número de certificações de Nível 2 de maturidade, conforme o IA-CM. “A ferramenta é um parâmetro internacional que a CGE Tocantins projeta trabalhar para atingir, dentro da capacidade administrativa e financeira do Governo do Tocantins, e portanto, um assunto que certamente ganhará maior evidência em face da agenda de governança capitaneada pelo governador Wanderlei Barbosa”, concluiu o secretário-chefe ao final dos debates.
O gestor ainda destacou a importância da representatividade do Governo do Tocantins na reunião. “Por meio de discussões, deliberações e troca de experiências, irá contribuir para o fortalecimento dos mecanismos de controle interno no Estado, além de ampliar e atualizar nossa visão e compreensão acerca desse tema”, ressalta o gestor. (Colaborou Ascom Conaci)