DESTINAÇÃO DE BENS APREENDIDOS
A Corregedoria de Segurança Pública prepara um programa com o objetivo de dar a destinação correta a bens apreendidos e que não são mais de interesse de inquéritos policiais ou processos judiciais, tais como bicicletas, aparelhos de telefone celular, armas brancas, armas de fogo e veículos automotores. O projeto piloto foi apresentado a delegados da Polícia Civil de Araguatins, mas será implementado em todas as regionais. A estimativa é finalizar esta etapa até o fim do primeiro semestre. “Com a devida autorização do Poder Judiciário, os bens podem ser doados a entidades de reciclagem, destruídos no caso de armas ou leiloados, quando ainda apresentarem valor econômico”, explicou por meio da assessoria o corregedor-adjunto Rafael dos Santos e Silva.
DIA DA ÁGUA ANTECIPADO EM GURUPI
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta sexta-feira, 15, o Dia de Campo do projeto Plantando Água do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Estado (CRAD), em Gurupi. Em parceria com o Paço, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST) e a Fundação e a Universidade de Gurupi (Unirg), a programação contou com a posse dos novos membros do CBHSAST, a inauguração do Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca, e o plantio de mudas nativas feito por alunos da rede municipal de ensino. O evento foi uma antecipação da celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM TERRITÓRIO INDÍGENA
Líderes da etnia Xerente e representantes de entidades reuniram-se nesta sexta-feira, 15, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Tocantínia para o encontro do Núcleo de Prevenção à Violência em Território Indígena (NPVTI). O Ministério Público do Tocantins (MPE) participou do evento, que teve como objetivo criar estratégias que colaborem no combate à violência contra as mulheres indígenas. Participaram as Secretarias de da Saúde (Sesau), da Mulher (SecMulher), dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), prefeitura, do Tribunal de Justiça (TJTO), do Ministério Público Federal, do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Distrito Sanitário Especial Indígena, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e de Conselhos Tutelares.
PROJETO DE ESCOLA ESTADUAL DE SÍTIO NOVO GANHA PRÊMIO
A Escola Estadual Manoel Estevão de Souza, de Sítio Novo do Tocantins, conquistou, com o projeto “Aluno Leitor”, o 3º lugar no Prêmio Escola Que Transforma, na categoria Escola de Ensino Fundamental. O projeto surgiu com o objetivo de mostrar aos estudantes como a leitura pode beneficiar em diversas áreas, transcendendo a habilidade de ler. Os alunos escolhiam seus próprios livros para ler em casa e na semana seguinte apresentar aos colegas. Além do incentivo à leitura, antes das apresentações a professora responsável pelo projeto ensinou técnicas de respiração para ajudá-los a gerenciar suas emoções e reduzir a ansiedade.
PREMIAÇÃO
A Campanha Natal Feliz lançada em novembro do ano passado chegou na reta final e sorteou 30 prêmios neste domingo, 17, para os consumidores das lojas credenciadas, o que incluiu dos carros zero quilômetro. “Essa campanha é sucesso todos os anos, e esse ano não poderia ser diferente. Mais uma vez a economia do comércio portuense é consolidada. Agradeço aos parceiros que acreditaram mais uma vez nesta campanha”, comemorou o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.