JUVENTUDE TOCANTINENSE PRESENTE DO LANÇAMENTO DO Y20
Representantes da Secretaria dos Esportes e Juventude do Tocantins (Seju) participaram em Brasília de uma extensa agenda de discussões sobre as políticas públicas para jovens. A comitiva participou do lançamento oficial do Y20, grupo oficial de engajamento do G20, que pela primeira vez na história, é liderado pelo Brasil. A agenda também contou com uma Oficina de Elaboração do Plano Nacional de Juventude. O encontro representa um marco importante para a representatividade de pessoas entre 15 e 29 anos, público previsto pelo Estatuto da Juventude. Dentre os temas prioritários para a Presidência Brasileira do Y20, estão: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão, diversidade e inovação e futuro do mundo do trabalho.
COLINAS RECEBE EVENTO DE CAPACITAÇÃO DE MULHERES
A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) promoveu na tarde desta quarta-feira, 20, em Colinas do Tocantins, um encontro destinado às mulheres. O objetivo do evento Força Feminina e Representatividade – Participação das Mulheres no Espaço de Poder e Decisão é capacitar, alcançar o engajamento político e incentivar as mulheres a ocupar espaços de decisão, visando aumentar a representação feminina na política local e nacional. Procuradora da Assembleia Legislativa (Aleto), Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack proferiu uma palestra. O evento contou com a presença da titular da SecMulher, Berenice Barbosa, do prefeito Josemar Karasin (UB), e da secretária municipal de Assistência Social de Colinas, Elma David.
TREINAMENTO DE SERVIDORES NA CAPITAL
A Capital inicia no dia 1º de abril o treinamento de 300 servidores para manuseio do Portal do Cidadão e do sistema “e-Palmas”. As inscrições vão do dia 22 ao dia 28 de março. Serão oferecidas dez turmas no período vespertino, cada uma com duração de 3 horas. As aulas acontecem das 13 às 16 horas e das 16 às 19 hiras ministrada pelos instrutores Arthur Fernandes Ferreira Reis, Luahr Rocha Veiga e Ítalo Machado Vilarino, da empresa Ikhon. As duas plataformas foram desenvolvidas para que os processos e fluxos documentais internos, bem como serviços prestados ao cidadão e documentos externos, sejam feitos ou solicitados de forma integralmente digital.
EFEITOS DA COVID-19
A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) promoveu um seminário na manhã de quarta-feira, 20, para debater os efeitos de longo prazo registrados após a contaminação pela Covid-19. Conduzido pela doutora Ho Yeh Li, a programação forneceu atualizações sobre a definição de casos de condições pós-covid e orientações adicionais com base nas evidências científicas disponíveis atualmente. “Essas condições podem surgir independentemente da gravidade da doença aguda. Podem ocorrer mesmo em casos leves da doença durante a fase aguda da Covid-19. Elas podem se manifestar durante o curso da doença, aparecer, desaparecer e reaparecer, além de apresentar novos sintomas. Isso naturalmente nos leva a entender que é muito difícil percebê-las, pois não se restringem aos sintomas pré-existentes da doença e podem surgir até 30 dias ou mais após a infecção aguda”, destacou.
ATO PÚBLICO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Um ato público contra a discriminação racial será realizado nesta quinta-feira, 21, às 17 horas, no Parque dos Povos Indígenas, marcando o encerramento da Semana Contra a Discriminação Racial que teve inicio na última sexta-feira, 15, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir). A iniciativa contará com concentração geral dos movimentos sociais e ativistas, recital de poesia com Júlia Albuquerque, Vidas Negras Importam – Kakau, e também, roda de capoeira com os grupos: Zambê, Nagô, Art Folclore, e batalha de rima dos indígenas.
JOVEM TRABALHADOR NAS ESCOLAS
As Superintendências Regionais de Educação (SREs) irão receber os jovens entre 16 e 21 anos que fazem parte do programa Jovem Trabalhador. Os estudantes contribuem com o atendimento ao público, auxílio na organização de documentos, além de participarem de curso uma vez por semana, entre outras atividades designadas conforme necessidade.Porto Nacional já acolheu 43 jovens,Araguaína 54; Miracema 24 e Tocantinópolis 34. As lotações ocorrerão de maneira gradativa e os estudantes serão lotados nas sedes das regionais e nas unidades escolares.