A Guarda Metropolitana de Palmas inicia nesta segunda-feira, 7, as ações do programa de Notificação Educativa Rural, que consiste em orientar os moradores para que não pratiquem queimadas sem a devida autorização dos órgãos ambientais. As primeiras visitas acontecem logo após o lançamento do projeto “Ação Foco no Fogo”, do do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios.
Orientação
As visitas serão realizadas por rotas pré-definidas pelas instituições participantes do Comitê do Fogo. Através do programa, cada propriedade rural receberá da fiscalização ambiental da GMP, uma Notificação Educativa Rural, com os textos da Lei de Crimes Ambientais e a de Política Ambiental, equilíbrio ecológico e preservação e recuperação do meio ambiente. Os fiscais ambientais ainda orientarão as pessoas notificadas sobre a importância do não uso do fogo neste período seco.
Foco no Fogo
Já a Ação Foco no Fogo é uma proposta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e tem como objetivo realizar visitas preventivas nos municípios que mais registraram focos de calor no ano de 2020. A ação conta com o engajamento de várias instituições municipais, estaduais e federais. Dentre os órgãos parceiros estão: o 22° Batalhão de Infantaria do Exército, Naturatins, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria da Agricultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Energisa, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), GMP, Defesa Civil e Fundação Municipal de Meio Ambiente.