O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) assinou nesta segunda-feira, 4, o termo de transferência da TO-020, que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro, para a União. Ao todo, são 65,9 quilômetros que passam a ser de responsabilidade do governo federal, sob a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). “Agradeço a todos que estiveram conosco nessa luta. Estaremos no mesmo ritmo, ajudando e contribuindo para melhorar as vias do nosso estado, sabendo que a federalização irá possibilitar obras grandiosas. Estamos muito satisfeitos com esse marco”, comemorou.
REFORMAS MAIS COMPLEXAS
Com a federalização, o recurso da União passa a ser investido neste trecho da rodovia, permitindo reformas mais complexas, como duplicação e melhorias, que vão permitir mais segurança para os usuários, argumenta o governo. O superintendente do Dnit no Tocantins, Renan de Melo, destacou que os próximos passos são dar andamento aos planos de ação. “O Dnit está recebendo a TO-020, que passa ser a BR-010. A partir de amanhã, estaremos dando a ordem de serviço a um plano de ação de trabalho orçamentário, permitindo a manutenção preventiva e corretiva desse trecho”, afirmou.
PARCEIROS DO GOVERNO FEDERAL
Com o termo de intenção assinado, as vias passarão a fazer parte da Belém-Brasília, segmentos que serão integrados a uma rota fundamental para o escoamento de grãos produzidos no Tocantins. O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, celebrou a federalização. “Estamos fazendo um trabalho intenso em diversas vias estaduais e muitas delas próximas aqui da Capital, o que nos coloca como parceiros do governo federal para garantir qualidade nas vias que cortam o estado do Tocantins”, pontuou.
OUTRO TRECHO PARA O DNIT
Ainda conforme a Ageto, o governo realiza obras de melhorias e adaptações na malha asfáltica da TO-050 entre Silvanópolis e Palmas, e assim que estiverem totalmente concluídas, o trecho será transferido para o Dnit, compondo a via federal.