O curso de Medicina da Universidade do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis recebeu a autorização para funcionar em solenidade nesta quinta-feira, 5, com a presença do governador Mauro Carlesse (PSL), do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), do prefeito Antônio do Bar (PSC), e outras autoridades e lideranças regionais. Na ocasião, o primeiro vestibular da graduação também foi anunciado.
Aulas previstas para setembro
Ao todo, a instituição está ofertando 40 vagas, sendo que metade delas são destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino, como preconiza a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 16, pelo portal da Unitins. As provas estão marcadas para o dia 29 de agosto, em Augustinópolis e Palmas. As aulas terão início no dia 13 de setembro.
Novo curso vai movimentar comércio local
O reitor da instituição, Augusto Rezende, avalia o curso como um divisor de águas para toda a região do Bico do Papagaio. “Vai movimentar o comércio local, inclusive o setor imobiliário, além de atrair mais profissionais para trabalhar no curso, mais investimentos para a área da saúde, o que beneficiará as estruturas, as unidades e as especialidades médicas de toda a região. Já vimos isso começar com a retomada da reforma e a ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis, que já foram autorizadas”, ressaltou.
Sonho de crianças e jovens
Mauro Carlesse comemorou a abertura da graduação. “Pegar o Estado em dificuldades, ter a audácia de dizer que vai implantar um curso de Medicina e, hoje, poder realizar esse projeto é motivo de muita emoção. É pensar que muitos pais, que não têm condições de pagar os altos custos de uma faculdade para o filho, estão tendo essa oportunidade. O curso é o sonho de muitas crianças e jovens”, frisou.