A construção do trecho da rodovia TO-010 em território indígena de Tocantínia foi tema de reunião entre o governador em exercício, Amélio Cayres (Republicanos), e o secretário interino dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Paulo Waikarnãse Xerente. Demandas nas áreas da saúde, educação e assistência social também estiveram na pauta. “É a vontade do governo promover melhorias das estradas que cortam as terras indígenas e outras demandas dessa população em todo o Estado. Uma solicitação que entendo ser muito importante é a rodovia TO-010, mas não se faz nada lá sem essas discussões necessárias. Vocês podem contar conosco para o que for possível”, pontuou o republicano.
JÁ EXISTE CONSENSO
Paulo Waikarnãse Xerente explicou que a reunião abordou projetos já discutidos com a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins, em especial a questão da TO-010. “Essa demanda está bem alinhada com o toverno, com a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] e já existe um consenso com as lideranças indígenas sobre a questão. Eles já estão esperando acontecer. Agora vamos apresentar o plano de trabalho para também melhorar as estradas vicinais, as pontes, tanto dos territórios indígenas como dos quilombolas, que são ações já cobradas pelo próprio governador Wanderlei Barbosa, que tem pressa por essas ações para melhorar a qualidade de vidas desses povos”, frisou.
INFRAESTRUTURA VIÁRIA É FUNDAMENTAL
Coordenador estadual do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Haratumã Javaé entende defendeu o investimento. “A nossa gestão vai do sistema de água à infraestrutura, unidades de saúde, educação de outras. A infraestrutura viária é fundamental, porque o que acontece é que para realizar determinadas obras é preciso ter o acesso facilitado, caso contrário as empresas contratadas terminam desistindo. Com a melhoria das estradas podemos realizar parcerias com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) para a perfuração de poços artesianos, com a Seduc, com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura e certamente vamos alcançar os nossos objetivos”, comentou.
PRESENÇAS
A reunião também contou com a presença do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins, Haratumã Javaé; o presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena, Adriano Karajá; e o diretor de Educação dos Povos Originários da Secretaria da Educação (Seduc), Amaré Gonçalves Brito.
AMIGO DO BOMBEIRO
A agenda de Amélio Cayres na segunda-feira, 1º, encerrou na solenidade comemorativa ao Dia do Bombeiro, na sede do Quartel do Comando Geral. Na ocasião, o governador em exercício recebeu Comenda Amigo do Bombeiro, uma honraria concedida àqueles que contribuem significativamente para a corporação. “Mais do que uma profissão, é um sacerdócio cuidar da vida das pessoas, colocando a própria vida em risco para salvar outras. Recebo com muita felicidade o Título Honorífico e assino a promoção de 22 aspirantes a oficiais para o posto de 2º tenente”, disse o republicano em discurso, abordando também as promoções baseadas no critério de antiguidade no Quadro de Oficiais.