O governador em exercício do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), participou neste domingo, 30, da tradicional cavalgada de Recursolândia como parte da programação comemorativa dos 33 anos de emancipação política do município. O republicano esteve acompanhado do prefeito Carlos Vinicíus (MDB). Os dois percorreram 6 quilômetros, em rota que saiu da TO-428 e encerrou no Parque de Vaquejadas. “É uma alegria grande chegar aqui para comemorar e presenciar uma festa tão bonita e as transformações que vem passando essa cidade, que é toda pavimentada e limpa. Meus parabéns ao povo de Recursolândia”, pontuou.
MAIS DE 300 CAVALEIROS E AMAZONAS
Participaram da cavalgada 10 comitivas que, juntas, somaram cerca de 300 cavaleiros e amazonas de Recursolândia, Rio Sono, Miracema, Centenário e outras cidades circunvizinhas. “A cavalgada de Recursolândia é tradicional na região e atrai centenas de pessoas e movimenta a cidade. Estamos muito felizes em contar com a presença do nosso governador em exercício, Amélio Cayres. Nestes últimos três anos temos contado com o apoio do governo e o evento a cada ano cresce com a participação de comitivas de várias localidades. Essa foi a maior cavalgada já realizada”, afirmou a secretária de Finanças e organizadora do evento, Voyla Barbosa.
PROGRAMAÇÃO
A programação de aniversário de Recursolândia teve início na quarta-feira, 26, e contou com apresentações de nomes já conhecidos no cenário tocantinense como a dupla Raissa e Ravel, Flaguim Moral e Os Gargantas de Ouro.
HISTÓRIA
Recursolândia teve sua criação ligada à abertura da estrada de Itacajá a Fazenda Recurso, de propriedade de José Tavares da Silva, o Pipia, em 1962, pelo prefeito Antonio Pimentel. Em 1965, o prédio escolar construído pelo sucessor, Lucas Coelho de Sousa, atraiu para o local um pequeno grupo de moradores que ali se instalaram e construíram suas moradias, no intuito de verem seus filhos estudando na recém-criada Escola Municipal Recurso. O povoado que ali se formou recebeu a primeira denominação de Prédio, devido à construção da escola. O nome Recursolândia surgiu de uma sugestão dada pela professora Constância Tavares de Sales em homenagem à Fazenda Recurso onde atualmente localiza-se o município e significa Terra de Riqueza ou Terra de Recurso. O município foi desmembrado de Itacajá e instalado no dia 1° de janeiro de 1993, pela Câmara e a posse do primeiro prefeito.