O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou nesta quinta-feira, 11, a ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA). A solenidade foi realizada no Jardim dos Ipês, com a presença do prefeito Wagner Rodrigues (SD), de autoridades políticas e agentes públicos da região. A obra está dividida em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado.
Primeira etapa do HGA será entregue em 15 meses
Como tem virado costume em todo anúncio de investimento feito pelo governador, o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi citado como o principal responsável pela obra. “O resultado é esse: o Hospital Geral de Araguaína é uma de nossas prioridades e um compromisso nosso com essa região. Pretendemos entregar a primeira etapa em 15 meses”, projetou Mauro Carlesse. O governador também mencionou que foi graças às “medidas duras, mas necessárias”, que estão sendo realizados outros investimentos importantes, elencando o Hospital Geral de Gurupi e a ponte de Porto Nacional.
Wagner torce para que não haja paralisações
Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues reconheceu a importância da obra não apenas para o município, mas para toda a região; e pediu compromisso do Estado na execução do HGA. “Esperamos muito, governador, que a gente inicie esta obra, que tenha continuidade, não tenha paralisação, que o senhor possa fazer de tudo para não deixar faltar recurso, para não deixar que a obra pare”, disse o gestor, que se colocou à disposição para atuar em conjunto com o Palácio Araguaia. “Vou estar de portas abertas a todas as parcerias que o senhor quiser fazer, com a Assembleia Legislativa, com o Judiciário, para que nós possamos atender melhor a nossa comunidade”, emendou.
A obra
O Hospital Geral de Araguaína foi orçado inicialmente em R$ 160 milhões. Quando concluído contará com 400 leitos hospitalares, que serão subdivididos da seguinte forma: 120 leitos para clínica médica, 87 para leitos de cirurgia, 70 para leitos de ortopedia, 11 para leitos de psiquiatria, dois para leitos de obstetrícia, dois para leitos de pediatria, 28 para leitos para especialidades diversas, 60 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para leitos de Unidade de Cuidado Intermediário; além de Pronto-Socorro e setores de oncologia, de diálise, laboratórios e área administrativa.
Presenças
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviços para retomada da construção do HGA foi prestigiada por autoridades de Araguaína e de todo o Estado, dentre eles, o presidente do Tribunal de Justiça, João Rigo; da Assembleia Legislativa; Antônio Andrade (PTB); o deputado federal Tiago Dimas (SD); os deputados estaduais Issam Saado (PV), Valderez Castelo Branco (Progressistas), Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (MDB), Jorge Frederico (MDB), Luana Ribeiro (PSDB) e Ricardo Aires (PSB); além de secretários de Estado e outros auxiliares do governo.