O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve reunido nesta quarta-feira, 8, com o especialista fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Andrê Martinez, para tratar Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (Profisco), que prevê um investimento de US$ 42 milhões – algo em torno de R$ 221,8 milhões. “Essa questão é importantíssima, porque, de acordo com os indicadores de tecnologia, estamos muito mal ranqueados e essa realidade não pode continuar. Ao longo dos anos existiu uma inércia por parte do governo em não fazer investimento na área de tecnologia, o que dificulta para o Estado. Com isso, deixamos de arrecadar, porque não facilitamos para o contribuinte”, defendeu o gestor.
INVESTIMENTO DE FORMA ESTRATÉGICA
Andrê Martinez terá uma série de reuniões com gestores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) que irão até sexta-feira, 10. O objetivo do trabalho é atualizar o Profisco. Os recursos serão destinados de forma estratégica em serviços de tecnologia da informação que vão melhorar a eficiência da administração tributária estadual. “Estamos tendo reuniões com todas as equipes, entendendo a problemática e ajudando na definição dos produtos”, frisou o membro do BID.
ATUALIZAÇÃO
O especialista fiscal Andrê Martinez disse que pretende identificar as necessidades nas mais diferentes áreas que serão supridas com o financiamento do Profisco II. “Estamos tendo reuniões com todas as equipes, entendendo a problemática e ajudando na definição dos produtos”, frisou. Após essa etapa será realizada a preparação de documentos para tramitação e posterior aprovação pela diretoria do BID.
COMPUTADORES
Na oportunidade o governador Wanderlei Barbosa realizou a entrega simbólica de 306 computadores à Sefaz. Os equipamentos serão utilizados nas 12 regionais da pasta em todo o Estado. “É o esforço do próprio Estado para modernização dos serviços públicos”, afirmou.
PRESENÇAS
A agenda do governador com representantes do BID foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; secretário da Agricultura, Jaime Café; e secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura.