O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) classificou de “dia histórico” e “um marco na nossa infraestrutura” a inauguração da nova Ponte de Porto Nacional Prefeito Antônio Poincaré de Andrade — uma homenagem aprovada pela Assembleia ao pai do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), na noite dessa sexta-feira, 14. “Hoje aposentamos oficialmente o uso das balsas”, comemorou Wanderlei.
Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, do vice-governador Laurez Moreira (PDT), da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), de deputados, prefeitos, vereadores e comunidade, o governador realizou o ato simbólico de ligação das luzes e fez a pé todo o percurso de 1.488 metros da ponte e o descerramento da placa.
LIGAÇÃO VITAL
Wanderlei lembrou que é a maior obra entregue no Estado e chamou o momento também de “um sonho realizado para nossa população”. “A ponte é uma ligação vital que vai transformar a vida de milhares de pessoas, facilitando o transporte e a comunicação entre as regiões. Vai permitir o escoamento mais rápido e eficiente da produção agrícola e industrial do nosso Estado”, avaliou.
SÍMBOLO DO COMPROMISSO
Para ele, “com esta estrutura moderna e segura”, o Estado garante que Porto Nacional e toda a região “possam crescer e prosperar, conectando-se de forma eficaz com a capital, Palmas, e outros municípios importantes”. “Esta obra é um símbolo do nosso compromisso com o progresso e com o bem-estar da nossa gente. E, para finalizar, anuncio que a antiga ponte será palco de um cenário de lazer e cultura para todos os portuenses”, afirmou Wanderlei.
IMPACTO DIRETO
O vice-governador Laurez Moreira avaliou que a inauguração da ponte que irá impactar diretamente a população. “Pois aqui transita um anel viário que liga importantes cidades, inclusive, a nossa Capital. Parabéns ao governador Wanderlei por priorizar a infraestrutura e o desenvolvimento do Estado”, comemorou Laurez.
CRUCIAL PARA A MALHA DO TO
A Ponte de Porto Nacional é peça crucial na malha viária do Tocantins, substitui a antiga estrutura e elimina a necessidade de balsas para a travessia. Com 1.088 metros de extensão e encabeçamentos de 200 metros em cada lado, totaliza 1.488 metros de comprimento, com 13,60 metros de largura. Construída com 90 vigas, esta é a maior obra de infraestrutura no Estado, com um investimento de R$ 180 milhões do governo do Tocantins, em parceria com o Banco de Brasília e com contrapartida do Estado.
INTERDIÇÃO
A preocupação com a velha ponte — inaugurada em 1979 — já vinha de muito tempo e se tornou mesmo um drama quando o então governador Mauro Carlesse decidiu interditá-la em fevereiro de 2019, após vistoria. Em comunicado enviado à imprensa na época, o Palácio afirmou que a decisão foi tomada por “precaução”. No fim de março do mesmo ano, em notificação extrajudicial, a Agência de Transporte e Obras (Ageto) comunicou à Rivoli que iria adotar medidas para executar a rescisão do contrato referente à construção da nova Ponte de Porto Nacional. O governo esclareceu na notificação que a medida atendeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
BALSAS
Em junho de 2019, após quatro meses de uso exclusivo de balsas para a travessia do Rio Tocantins, o tráfego sobre a ponte foi liberado nas duas vias, mas apenas para veículos com até 2,2 metros, 3,5 toneladas. Veículos grandes tiveram que seguir utilizando balsas. As obras da nova travessia foram iniciadas ainda 2019 com recursos do próprio Estado, mas o andamento ganhou celeridade com a assinatura do contrato de empréstimo de R$ 149 milhões com o Banco de Brasília (BRB). (Com informações da Secom)