Atingida por um incêndio em setembro, a comunidade Mumbuca recebeu na terça-feira, 3, cerca de 200 quilos de capim dourado para a Associação de Artesãos Extrativistas. A ação foi capitaneada pelo próprio governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que ainda entregou a quadra poliesportiva da Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, situada na região, orçada em R$ 329.127,32. “Ficamos muito tristes com a notícia da queimada no campo, justamente no período de colheita. Ele colocou em risco, não só a produção dos artesanatos conhecidos mundialmente, mas também os próximos ciclos. Nosso intuito, com esse ato, é prestar apoio e solidariedade a esse grupo”, afirmou.
SERÁ FUNDAMENTAL
Representando a presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do povoado Mumbuca, Railane Ribeiro, a matriarca da comunidade, Noemi Ribeiro da Silva, conhecida como dotora, agradeceu a atenção do governo. “Essa matéria-prima vai ser fundamental para nossa produção e todos os artesãos da associação vibraram de felicidade quando souberam da doação”, celebrou, conforme divulgado pela comunicação do Estado.
OPERAÇÕES GUARDIÕES DO CAPIM DOURADO
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, ressaltou que o Jalapão é uma prioridade e a atenção à comunidade Mumbuca, que vem sofrendo com queimadas, é a expressão disso. “Estamos aqui duas semanas após o evento infeliz de queimada, que impossibilitou a colheita do capim-dourado. Isso interferiu diretamente na principal matéria-prima dessa comunidade, que sobrevive financeiramente fabricando essas peças”, observou o presidente, ao comentar sobre a operação Guardiões do Capim-Dourado, que reuniu as forças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Naturatins e de outras instituições para que esse tipo de situação não ocorra novamente. “Nesse gesto, a gente está entregando a quantidade necessária e suficiente para a comunidade continuar suas atividades sem nenhum impacto negativo ou financeiro no dia a dia deles”, pontuou.