O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) inaugurou nessa segunda-feira, 29, em Itaguatins, no Bico do Papagaio, as novas instalações do Colégio Estadual Olavo Bilac. A unidade contou com um investimento de R$ 3.232.838,87, recursos do Tesouro Estadual, e estava parada havia 13 anos. “Imagina o quanto ela deixou de ser útil e o quanto será útil a partir de agora”, propôs o governador. A obra faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
VOLTA ÀS AULAS
A nova unidade padrão conta com oito salas de aula, guarita, quadra de esportes coberta, casa de bombas, central de GLP, implantação de PPCIP e paisagismo e vai funcionar em regime integral. Wanderlei ainda autorizou o secretário da Educação, Fábio Vaz, a construir o auditório da unidade. A inauguração do Colégio Estadual Olavo Bilac marcou ainda o início do ano letivo para os 130 mil alunos matriculados em 2024 na rede estadual de ensino das 501 unidades escolares do Estado.
UM SONHO
O diretor do colégio, professor Celso José Paulino, disse que a entrega do colégio representou a realização de um sonho para toda a comunidade escolar, depois de 13 anos de espera. Ele explicou que a unidade conta com 260 alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando dez turmas de tempo integral e uma de EJA.
RETORNO ÀS AULAS
Nessa segunda-feira, o retorno às aulas foi para os estudantes do ensino regular que terão até sexta-feira, 2, a Semana de reconexão, com o objetivo de fortalecer os vínculos da comunidade escolar e os propósitos da aprendizagem. Na próxima semana, de 5 a 9, será realizada a Jornada Socioemocional nas Escolas, desenvolvendo competências em busca de uma escola integral do ser humano.
Já nas escolas do campo, quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), internatos, indígenas e a Escola Bilíngue de Surdos, o início das atividades será na segunda-feira, 5. E, no dia 15, retornam as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).