Na manhã desta segunda-feira, 15, o secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd), Thiago Lopes Benfica, recebeu para uma reunião em seu gabinete, a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Silva Werreria; a secretária de Estado da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcelo Lelis.
O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas que atendam as demandas específicas das comunidades no que se refere à habitação e ao desenvolvimento urbano, bem como apresentar, para os demais gestores, ideias de projetos que perpassam por assuntos em comum entre as Pastas.
Thiago Benfica destacou a importância de se pensar em ações que possam beneficiar não apenas as cidades, mas também o meio ambiente, a mulher e as comunidades indígenas, de forma que seja possível criar projetos que levem em consideração a preservação das culturas, tradições e especificações de cada vivência.
Marcelo Lelis, por sua vez, ressaltou a necessidade de se pensar em projetos de desenvolvimento das cidades, que compreendam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Essa parceria vai garantir que nossas ações sejam planejadas de forma sustentável e que possamos utilizar nossos recursos de forma eficiente e responsável”, afirmou.
Berenice Barbosa enfatizou a importância de se pensar em políticas que garantam a qualidade de vida para mulheres que sofrem violência, que são marginalizadas e, até mesmo, que vivem em situação de vulnerabilidade habitacional. “É este tipo de parceria que nossa gestão precisa, pois sabemos do impacto que a falta de moradia adequada têm na vida das mulheres e entendemos a realidade de famílias com mulheres sendo responsáveis. E com apoio do governador Wanderlei Barbosa, temos a oportunidade de fortalecer a rede de atenção a estas mulheres, com um olhar direcionado e humanizado”, declarou a secretária.
Narubia Werreria salientou a necessidade desse diálogo entre secretarias transversais com vistas a garantir a inclusão social e a redução de impactos negativos na qualidade de vida da sociedade. “É fundamental que as políticas públicas sejam voltadas para a preservação e a valorização da cultura e dos modos de vida dos povos originários e tradicionais e, hoje, conseguimos visualizar uma maneira de garantir que estas demandas sejam atendidas e que nossas comunidades sejam incluídas no desenvolvimento integral do Estado”, finalizou.
O representante da Secihd ressaltou ainda que essa reunião foi fundamental para a agenda da Habitação e Desenvolvimento Urbano no Tocantins. “Neste encontro, tivemos a oportunidade de debater e alinhar as ações das pastas para que todos os projetos e os programas desenvolvidos pelo Governo do Tocantins levem em consideração questões específicas e relevantes como a sustentabilidade, a igualdade de gênero e o respeito às tradições dos povos originários”, afirmou.
Ao final da reunião, ficou acordado que as pastas trabalharão em conjunto para desenvolver projetos e programas que contemplem todas essas questões em comum e que possam beneficiar o Estado como um todo. Além disso, foram discutidos pontos específicos em que cada secretaria poderá auxiliar umas às outras em suas respectivas áreas. (Da assessoria de imprensa)