O Governo do Tocantins iniciou, na manhã desta sexta-feira, 26, desdobramento da ação conjunta, nas cidades de Araguaína e Gurupi, com as forças de segurança, órgãos fiscalizadores e secretarias, com o objetivo de levar informações e orientar à população sobre medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar o contágio pelo novo Coronavírus.
A iniciativa atende a uma determinação do governador Mauro Carlesse, que prevê a implementação da Ação nas cidades do Estado que apresentam números crescentes de casos de Covid-19, ratificando as orientações de funcionamento dos espaços que realizem atividades e/ou executem serviços, públicos ou privados, essenciais ou não essenciais.
Segundo o secretário de Administração, Bruno Barreto, para a realização do trabalho, foi desenvolvido um roteiro específico, inicialmente, as visitas ocorrem nas maiores cidades, Araguaína e Gurupi. “A Operação deve se estender ao interior. No momento com a reabertura do comércio, a intenção é levar informação para todos, nosso principal objetivo com essa ação é reduzir os riscos tanto para os trabalhadores, quanto para o público em geral”, destacou o secretário.
Gurupi
Em uma força tarefa formada por agentes da Secad, Procon, Detran, Ruraltins, Naturatins, Adapec, Polícia Civil e Polícia Militar, as equipes percorreram os principais pontos comerciais da região central de Gurupi e bairros periféricos, reforçando, a quem atende e quem é atendido, quais as medidas necessárias para prevenção ao novo Coronavírus.
Vale ressaltar que, durante a operação foram visitados 153 estabelecimentos comerciais, com o apoios das forças de seguranças, sendo utilizadas oito viaturas para alcançar o maior número de pessoas possível, com um total de mais de 700 pessoas abordadas.
O responsável pela Ação, Gustavo Esperândio, diretor de núcleo do Procon, destacou a importância da operação. “Hoje estamos realizando mais uma etapa da operação conjunta, com a participação das forças de segurança, nós estamos orientando como forma de prevenção os estabelecimento comercias, também todo a sociedade, para que cumpram as medidas sanitárias, como o uso de máscaras, álcool em gel, nosso foco principal é orientar para que juntos possamos combater o Coronovírus”, pontuou.
Araguaína
Com foco nos atendimentos dos restaurantes, foram formadas três equipes de agentes para percorrer as principais avenidas da cidade. Durante a Ação, as equipes passaram informações importantes, baseadas nas particularidades dos estabelecimentos.
Nesta nova fase foram 38 restaurantes visitados. Os agentes orientaram sobre a forma correta de limpeza das superfícies, os espaços entre as mesas, utilização de produtos de limpeza autorizados pela Anvisa, disponibilização de lixeiras, sabão líquido, marcação de distância nas filas, utilização de luvas para se servir, a utilização de máscaras e álcool em gel, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
Para a empreendedora e proprietária de restaurante na cidade, Marli Neves, a visita dos agentes foi bem vista por todos e de grande valia. “Para nós é muito bom termos a ajuda do governo para orientar ao nossos clientes a seguirem as normas, a vista dos agentes foi muito produtiva e esclarecedora”, destacou
Participaram da Ação em Araguaína, nessa manhã, servidores da Secretaria da Administração (Secad), Procon, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tiveram o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. (Da assessoria de imprensa)