O Instituto Saúde e Cidadania (Isac) informou em nota na tarde desta quinta-feira, 21, que o governo do Tocantins fez o repasse financeiro de novembro 2020 e, com isso, pôde quitou de imediato a folha de pagamento dos colaboradores referente a dezembro.
Mais de R$ 5 milhões
O governo do Tocantins afirmou que foi pago ao Isac, na manhã desta quinta-feira o valor de R$ 5.427.316,12, “correspondente aos serviços prestados e estratificados pelas notas anteriormente apresentadas”. “Tal valor é suficiente para quitar eventuais folhas de pagamento inadimplidas, como também, retornar imediatamente as atividades pertinentes à Instituição, que cuida dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19, no Estado”, disse em nota a Secretaria Estadual da Saúde.
Medicamentos e materiais
O instituto também afirmou que já iniciou o processo de compras de medicamentos e materiais para reabastecer o estoque das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid-19 nos hospitais regionais de Gurupi e Araguaína, bem como, no Hospital Geral de Palmas. Ao todo, 17 leitos haviam sido bloqueados pelo Isac.
Desbloqueio de forma imediata
Conforme a entidade, à medida que os fornecedores forem procedendo as entregas, será feito o desbloqueio de leitos de forma imediata. “Hoje, está previsto o desbloqueio no período noturno de dois leitos do HRA – Hospital Regional de Araguaína. Já no HRG – Hospital Regional de Gurupi foi realizado o desbloqueio de um leito e a previsão que os demais, 4, sejam liberados na manhã desta sexta-feira, 22”, afirmou o instituto na nota.
Empréstimo
Segundo o Isac, para o Hospital Geral de Palmas (HGP), houve um empréstimo de materiais e medicamentos, o que possibilitou o desbloqueio de cinco leitos. Os outro cinco, aguardam a entrega dos medicamentos e materiais adquiridos, segundo a nota.
Total de leitos
O instituto está responsável por administrar 30 leitos no HGP, 17 no HRA e 20 no HRG.