O governo do Tocantins vai publicar no Diário Oficial desta quinta-feira, 9, o edital do concurso para preencher 5.164 vagas na Secretaria da Educação. Serão 4.508 para professor regente; 249 para coordenador pedagógico; 264 para orientador educacional, todos para educação básica; e 143 para professor da educação básica na educação indígena. As vagas atenderão 137 municípios do Estado, com exceção de Monte Santo e Chapada da Areia, que ainda não possuem escolas estaduais.
INSCRIÇÕES A PARTIR DE SEGUNDA
As inscrições serão abertas já na segunda-feira, 13, e seguirão até 16 de março. As provas estão previstas para 11 de junho. Os candidatos para a função de professor regente, na educação indígena, terão isenção na taxa de inscrição. A empresa responsável pelo concurso será a Fundação Getúlio Vargas, contratada em 23 de dezembro.
EM DOIS EDITAIS
De acordo com o governo do Estado, o concurso será dividido em dois editais. O primeiro, 001/2023, trará informações e procedimentos sobre como pleitear as vagas para professor regente, coordenador pedagógico e orientador educacional. Já o edital 002/2023 traz conteúdo explicativo de como concorrer ao cargo de professor regente na educação indígena.
PROVAS EM 7 MUNICÍPIOS
As provas serão realizadas em sete municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins. A remuneração inicial prevista para o professor da educação básica é de R$ 4.826,20. O último concurso para provimento de cargos para professores na educação estadual ocorreu em 2009 e ofertou 2.192 vagas.
O Edital completo pode ser acessado pelo Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Fundação Getúlio Vargas, neste link [após publicação no Diário Oficial].
CONSOLIDA ESFORÇOS
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que esse certame “consolida todos os nossos esforços para garantir, inclusive, os direitos dos servidores como também a qualidade da educação do nosso Estado, que será fortalecida”. Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, o concurso é essencial para a manutenção da qualidade da educação promovida pelo Estado”. “O edital foi elaborado para preencher as lacunas existentes de forma que os professores possam atuar em sua área de formação, o que trará melhores resultados na aprendizagem dos estudantes e nos indicadores educacionais do Tocantins”, defendeu.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
Ao todo, o certame ofertará 5.164 vagas que serão assim distribuídas:
– 4.508 vagas para professor regente;
– 249 vagas para coordenador pedagógico;
– 264 vagas para orientador educacional, todos para educação básica;
– 143 vagas para professor da educação básica na educação indígena.