Representando o Governo do Estado, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, juntamente com o presidente do Conselho de Deliberativo Estadual (CDE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins, Rogério Ramos, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, participaram, na tarde desta quinta-feira, 14, de uma Live (transmissão em tempo real), via Instagram, onde abordaram o tema “Desafios e soluções para os empresários tocantinenses”.
Durante a transmissão, os gestores apresentaram as ações planejadas e desenvolvidas a fim de contribuir com os empresários tocantinense dos diversos segmentos para o enfrentamento da crise causada pela pandemia de coronavírus. O secretário Tom Lyra falou sobre as orientações e esclareceu sobre as medidas adotadas pelo Governo Estadual para a retomada da economia, de acordo com o decreto 6.083, de 13 de abril de 2020, emitido pelo governador Mauro Carlesse.
“Nesse momento de crise, é de fundamental importância unirmos esforços, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse, para que juntos possamos vencer os desafios e encontrar soluções para vencermos as dificuldades e contribuir com o setor empresarial do nosso Estado, que são os principais geradores de emprego e renda”, destacou Lyra.
Segundo Tom Lyra, o Governo busca solução para amenizar a crise, a exemplo da liberação de crédito por meio dos recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), via agência de Fomento, para socorrer o empresariado do setor de turismo, que passa por dificuldades financeiras, além da distribuição de cestas básicas para categorias de artistas, mototaxistas, cabeleireiros, taxistas e demais segmentos da economia criativa, e postergando o parcelamento de impostos. O secretário também informou sobre outras linhas de créditos disponíveis no Banco da Amazônia, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para empresas de grande porte, além de linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil.
Na oportunidade, o secretário Tom Lyra falou ainda do lançamento do informativo SicsNews, com edição diária, que tem como objetivo informar o empresariado sobre todas as ações do governo que estão sendo desenvolvidas para ajudar o setor empresarial e encontrar meios para enfrentar e superar a crise.
O presidente da Faciet, Luciano do Vale, destacou de que forma as associações comerciais têm atuado para amenizar os impactos causados pela pandemia, e destacou a importância do trabalho conjunto com os governos Estadual e Municipal para o enfrentamento da crise com criação medidas que atendam, principalmente, aos micro e pequenos empresários.
Ao final, Tom Lyra, agradeceu a oportunidade de participar da transmissão e se colocou à disposição do setor empresarial e de toda a sociedade para prestar informações a respeito das ações do governo para o enfrentamento da crise.
O presidente do CDE/Sebrae, Rogério Ramos, que conduziu a transmissão, agradeceu a participação do Secretário Tom Lyra, e informou que o Sebrae está disponibilizando consultoria gratuita de marketing, atuando também no apoio ao crédito para micro e pequenos empresários do Estado. (Da assessoria de imprensa)