O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove de 7 a 11 de novembro, em Araguatins, o curso de Formação Regionalizada sobre o Cadastro Único. A capacitação atende 32 pessoas de 15 municípios da região do Bico do Papagaio, extremo norte do estado.
Participam da capacitação entrevistadores, digitadores, coordenadores e conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) que é quem acompanha, orienta, e fiscaliza o Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil nos municípios.
A assistente social da Setas, Régina Mercês, disse que o objetivo é capacitar os entrevistadores municipais que já estão trabalhando ou que ainda vão trabalhar nas entrevistas das famílias que buscam as equipes do Cadastro Único para fazer sua inclusão ou a atualização dos dados no sistema. “A proposta é aprimorar a coleta e a atualização dos dados informados no Cadastro Único. O entrevistador precisa estar atento à importância do momento da acolhida da família e orientá-las sobre o objetivo do cadastro, que é conhecer as famílias para incluí-las nos programas, projetos e benefícios da política de assistência social”, ressalta.
Régina Mercês lembra que é por meio do Cadastro Único que as famílias são incluídas no Programa Auxílio Brasil e outros que utilizam a base do Cadastro Único, como a tarifa social da energia elétrica, Cartão do Idoso, isenção de concursos e tantos outros benefícios que as famílias que têm perfil de até meio salário mínimo podem ter acesso.
Os municípios atendidos nesta semana são: Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Maurilândia, Palmeiras, Sampaio, Santa Terezinha, São Sebastião, Tocantinópolis e Wanderlândia. (Da assessoria de imprensa)