Foi divulgado na noite desta segunda-feira, 21, no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital com o resultado provisório dos selecionados para participação na 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece todos os anos na cidade de Fortaleza, CE. Essa é a segunda vez que o Tocantins participa e na edição deste ano, quatro artesãos individuais e seis entidades representativas irão representar o Estado, expondo e comercializando seu trabalho. Além disso, foi ofertado pela Coordenação Estadual do Artesanato do Ceará uma vaga para mestre artesão, espaço a ser ocupado de forma individual, na ala dos mestres.
O edital para seleção foi aberto no início de agosto e segundo o cronograma publicado, o resultado definitivo será divulgado no próximo dia 29. Os artesãos classificados irão ocupar um espaço coletivo de 40m², em uma oportunidade que serve como forma de fomentar o artesanato e a cultura como atividades econômicas.
De acordo com o certame, das quatro vagas destinadas aos artesãos individuais, uma é destinada exclusivamente para quem trabalha com o capim dourado como matéria-prima, outra para arte indígena e duas para tipologias variadas. Já em relação às entidades representativas, das seis vagas disponibilizadas duas são para associações de etnias indígenas, três para associações que trabalham com capim-dourado e uma para tipologias variadas. O resultado provisório com os classificados está disponível na edição nº 6395 do Diário Oficial do Estado (DOE), ou no site oficial da Secult. Mais informações podem ser consultadas no documento.
Fenacce
A Feira Nacional de Artesanato e Cultura reúne artesãos de diversas partes do Brasil, consolidando-se em um espaço que celebra a cultura e a arte popular. Além do artesanato cearense, o evento possibilita a participação de outros estados, uma ação que acontece através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e social dos artesãos. Em 2023, a Fenacce chega a sua quinta edição. (Da assessoria de imprensa)