As obras no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) para receber mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com Covid-19 estão na reta final. É o que informou o Palácio Araguaia por meio da Secretaria de Comunicação Social. O governador Mauro Carlesse (DEM) exaltou a instalação. “Nós continuamos investindo na saúde e na assistência ao nosso povo. Não estamos medindo esforços para que a nossa população seja bem atendida e consiga passar por esse momento tão difícil”, disse. Atualmente, o Estado tem 158 UTIs exclusivas para tratar a doença.
Vicentinho Júnior reivindica participação pelos leitos em Porto Nacional
Apesar da fala de Mauro Carlesse, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL) defende que foi o responsável por articular a instalação das UTIs em Porto Nacional. O congressista diz que esteve no Ministério da Saúde (MS) por uma semana para conseguir a ampliação dos leitos. O parlamentar chegou a convocar uma coletiva para cobrar reconhecimento do Palácio Araguaia.
Innmed vai gerenciar leitos
A Secretaria da Saúde (Sesau) já realizou a contratação, em caráter emergencial, da empresa Innmed Gestão em Saúde, para o gerenciamento e operacionalização dos leitos de terapia intensiva a serem implantados no Hospital de Porto Nacional. A empresa será a responsável pela contratação de profissionais, equipamentos e insumos para a operacionalização dos leitos. O contrato é de R$ 5.188.120,80 por 180 dias.
Todas as formas legais e possíveis para ampliar assistências
Titular da Sesau, Edgar Tollini afirma que o governo busca todas as formas legais e possíveis para ampliar a assistência aos pacientes com Covid-19. “Diante da explosão de casos e grande disseminação viral, o Tocantins está buscando ampliar os serviços, para garantir os atendimentos. Já abrimos novos leitos em Gurupi, no Hospital Regional, e pretendemos ampliar a oferta de leitos clínicos e de UTI em diversos municípios do Estado”, disse.