A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) participou na tarde desta segunda-feira, 30, de reunião virtual sobre a implantação da Escola de Economia Criativa Co.liga, no Tocantins. O encontro debateu o lançamento do projeto no Estado, previsto para o dia 10 de junho, além do plano de trabalho para sua execução. A ação é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal (Conjuve).
O projeto é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e visa promover capacitação e qualificação oferecendo 37 cursos, de curta duração, referentes às áreas da Economia Criativa como, Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais, além de temas transversais que darão suporte em questões como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais.
Os cursos serão disponibilizados via plataforma virtual, que além de qualificar, irá disponibilizar os perfis desses estudantes, os acompanhando e direcionando para oportunidades de trabalho.
Durante a reunião a analista de projetos da Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy, apresentou as possibilidades do projeto que podem ser aplicadas no Tocantins. “Essa proximidade com os estados é fundamental para que a Co.liga consiga somar com as iniciativas já existentes na região. A gente acredita que isso ajuda a trilhar e direcionar o estudante para a vaga de interesse dele. Esses cursos estão atrelados a oportunidades e dessa forma estamos potencializando esse profissional do futuro”, disse Cecy.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o projeto irá oportunizar avanço socioeconômico para o Estado, através da inserção e valorização do jovem na atividade empreendedora. “A gente tem um universo grande de jovens que precisa de qualificação e essa parceria é uma ferramenta poderosa para atingirmos esse objetivo. O Tocantins vive uma realidade de concentração econômica em cerca de 30 municípios e isso significa que 109 precisam de medidas de reestruturação socioeconômica. Com esse tipo de projeto conseguiremos mudar essa realidade através da oportunidade”, pontuou o gestor.
O secretário ainda destacou que a Sics, em parceria com outras pastas, irá atuar para garantir que o projeto alcance grande público e contribua para o fortalecimento social do Tocantins.
“A base da nossa pirâmide etária é composta por jovens e a economia criativa é muito atrativa para esse público. Todas as pastas envolvidas vão se esmerar muito para que o projeto alcance seu objetivo. Queremos incentivar o jovem a ter o hábito de se qualificar e desenvolver a cultura de comunicação. Tenho certeza que vamos ter uma surpresa positiva aqui no Tocantins em relação a adesão”, completou o Carlos Humberto Lima.
Além da Indústria, Comércio e Serviços, também são parceiros do projeto a Secretaria Extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo do Tocantins, a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Secretaria de Estado de Educação, a Associação Tocantinense dos Municípios – ATM e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins – FACIET.
Também participaram da reunião o Secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama; a secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro, e o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Carneiro. Além da Ana Correia da equipe de monitoramento da rede co.ligada.
Co.liga
A Co.liga é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos com Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude, que oferece uma escola voltada para a economia criativa. Entre seus objetivos está a formação e inclusão produtiva dos jovens brasileiros na economia criativa por meio da educação, trabalho e comunidade.
São oferecidos 37 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa, Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais, além de temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são online e gratuitos. (Da assessoria de imprensa)