Em Presidente Kennedy, o primeiro cidadão a ter seu RG retirado no novo Núcleo de Identificação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) foi o pequeno Heitor Bandeira, com oito anos, ele ainda não tinha o documento. As entregas que ocorreram nessa quinta-feira, 8, beneficiaram os municípios de Itaporã, Recursolândia e Presidente Kennedy, que agora contam cada um com um Núcleo do Instituto de Identificação, órgão que é vinculado à Superintendência da Polícia Científica, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), juntos beneficiarão 10.507 habitantes.
Ao todo, são 56 núcleos em todo o Tocantins levando acesso ao Documento de Identidade a quase 500 mil habitantes. Os moradores principalmente de cidades do interior agora têm acesso de forma rápida e econômica à Carteira de Identidade, ao Registro Geral (RG) e ao Atestado de Antecedentes Criminais.
“Estamos inaugurando serviços importantes de descentralização, e esse é para melhorar a vida das pessoas. Daqui pra frente, nossas crianças e adolescentes que precisam da sua primeira identidade como o Heitor podem fazer isso de maneira cômoda e confortável em seu próprio município. É um serviço de cidadania e nós queremos fazer para melhorar e dar conforto à vida das pessoas”, ressaltou o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, destacou o esforço do Governo do Tocantins em aproximar o serviço em cada município e o trabalho conjunto da gestão. “Para nós, hoje é um dia de alegria e realização, esse é um compromisso da gestão municipalista do governador Mauro Carlesse, para que todos os tocantinenses tenham condições iguais de acesso aos serviços públicos. Quero também aproveitar a oportunidade para agradecer aos nossos policiais civis, pelo trabalho que têm desempenhado e aos prefeitos pela parceria e pelo trabalho integrado”, destacou.
O prefeito de Itaporã, José Resende, agradeceu por mais uma ação promovida pelo Estado. ”Itaporã está de parabéns, pois recebe, nesta data, mais uma ação do Governo do Tocantins de grande importância para nosso povo, que é o núcleo de identificação. Unimos esforços para trazer, para o município, aquilo que o nosso povo precisa, pois não se administra sozinho”, afirma.
O servidor Fábio Coimbra, pai do Heitor, ressaltou a importância do serviço para a comunidade. “É muito importante para o município, pois há algum tempo as pessoas questionavam o porquê de não ter esse serviço aqui e a dificuldade de ir para Guaraí ou Palmas. Agora, a população vai estar bem acolhida no prédio da delegacia sem precisar se deslocar para cidades vizinhas em busca desse serviço que tanto precisam”, destaca o servidor.
Presenças
Estiveram presentes nos eventos os deputados estaduais Olyntho Neto e Vilmar de Oliveira; a deputada Luana Ribeiro; a diretora do Instituto de Identificação, Naides César; os delegados Antonione Wandré, João Luis Jucá e Anderson Alves; policiais civis; escrivães; prefeitos de Itaporã, José Resende, e de Presidente Kennedy, Batista Cavalcante; e seus vices. (Da assessoria de imprensa)