O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou nesta sexta-feira, 18, a entrega de kits de alimentos para estudantes matriculados em unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Palmas. Só hoje serão disponibilizados mais de 1.621 kits de alimentos.
Acompanhando o início das entregas, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o trabalho da equipe da Pasta. “Diariamente estamos trabalhando com várias frentes para garantirmos que os kits cheguem até os estudantes. Para aqueles que moram na zona rural, os alimentos são entregues na rota do transporte escolar. É um trabalho articulado da nossa equipe”, explicou.
Adriana Aguiar também destacou que é uma determinação do governador Mauro Carlesse que as entregas sejam realizadas de forma imediata. “Os kits já estão sendo entregues em municípios da região sul, na Regional de Gurupi. Hoje iniciamos as entregas na Regional de Palmas e na próxima semana vamos iniciar as entregas na Regional de Araguatins, na região do Bico do Papagaio”, ressaltou.
Os estudantes ou seus responsáveis, dos seguintes municípios, já podem retirar os seus kits: no Colégio Militar do Tocantins – Duque de Caxias, em Taquaruçu; na Escola Estadual Rural Entre Rios, em Buritirana; na Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, em Lagoa do Tocantins; e em Novo Acordo, no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, e na Escola Estadual Pedro Macedo.
A trabalhadora rural Deulina Soares dos Reis tem cinco filhos matriculados na Escola Estadual Entre Rios. Para ela, os kits são como um grande presente. “É um presente que faz muita diferença em minha vida, um auxílio para quem vive em dificuldade. Eu estou muito feliz com esses kits que o Governo está entregando”, comemorou.
A dona de casa Zildene Fernandes Corado tem dois filhos matriculados na Escola Estadual Salmon do Amaral Brito. Ela foi até a unidade de ensino acompanhada pelo filho Gleudes Fernandes Rodrigues para retirar os kits. “Essa iniciativa do Governo do Tocantins facilita muito a vida dos pais que estão com os filhos em casa, que estão sem a alimentação escolar. Vejo como um cuidado com os estudantes e suas famílias”, analisou.
A também dona de casa Maria Eli de Sousa Nunes tem duas filhas matriculadas no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão e para ela a ação do Governo do Tocantins tem uma função muito representativa. “Está ajudando a suprir as necessidades das pessoas no momento em que estamos vivendo. Muita gente desempregada. É uma ação muito boa, com um objetivo muito justo, de ajudar os estudantes nesse momento. Minha gratidão ao Governo, que ele continue pensando nas pessoas que precisam”, destacou.
Balanço
A terceira etapa de distribuição dos alimentos começou no dia 11 de junho pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Crixás do Tocantins e Formoso do Araguaia. No dia 15 de junho, foram estendidas para Araguaçu, Dueré, Figueirópolis, Sucupira e Talismã. Com as unidades de ensino que receberam os kits disponibilizados nesta sexta-feira, 18, já são 7.049 kits disponíveis para as famílias e estudantes da rede estadual.
Transparência e controle
Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço: http://www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul – Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde – Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.
É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.
Legislações federal e estadual referentes a este contexto estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/. (Da assessoria de imprensa)