Primando pelo aprimoramento profissional dos servidores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou edital com concessões de afastamento para aperfeiçoamento profissional do magistério da educação básica da Seduc, nos cursos de mestrado e doutorado, para o ano de 2021.
O edital que regulamenta procedimentos, critérios de encaminhamento e áreas de pesquisas de interesse da educação foi publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 5. Foi estabelecida, para este ano, a concessão de até 50 afastamentos para aperfeiçoamento profissional, sendo 40 vagas para mestrado e 10 para doutorado.
De acordo com o edital, a solicitação do afastamento deverá ser protocolada na sede da Seduc ou nas Diretorias Regionais de Educação até 30 de novembro de 2021. Conforme a titular da Seduc, Adriana Aguiar, ao oportunizar o afastamento remunerado para qualificação profissional, o Governo do Estado promove a melhoria dos serviços prestados à população.
“Além da regularidade do processo seletivo anual, a atual gestão preza pela celeridade na tramitação dos processos. Poder contribuir com o aperfeiçoamento de nosso quadro de profissionais nos traz um grande contentamento, pois ao conceder o benefício para cursar mestrado e doutorado, o Governo do Tocantins demonstra a valorização dos nossos servidores, refletindo em melhorias significativas na prestação dos serviços educacionais no nosso Estado”, enfatiza a gestora da Seduc.
Entre os requisitos para solicitação do afastamento estão a comprovação da aprovação em processo seletivo, em instituições de ensino superior reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e a correlação do curso escolhido com a área de formação e/ou o cargo que o servidor ocupa na Educação Básica.
O professor da rede estadual Abrão Sousa, que se afastou das atividades laborais em 2020 para cursar mestrado em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi um dos contemplados com o último edital. Ele frisa que o aperfeiçoamento contribui com o desenvolvimento da Educação do Tocantins. “Agradeço à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes pela concessão do afastamento para aprimoramento profissional. Isto demonstra o zelo em promover educação com profissionais com capacidade técnica”, enfatiza.
Ele também destaca suas expectativas em contribuir com a comunidade tocantinense com sua pesquisa. “Pesquiso a literatura produzida neste Estado, observando as características locais como falares, paisagens e características de personagens desse lugar. A literatura trata da realidade, por meio da verossimilhança. Por isso que, ao lermos algumas produções, muitas vezes nos sentimos inseridos nelas. Espero que o resultado da pesquisa contribua com a aprendizagem dos estudantes no que diz respeito à área de literatura e linguagem, sobretudo das existentes no Tocantins”, pontua. (Da assessoria de imprensa)