O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), esteve presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), que ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Belém-PA. O evento, que é considerado o maior voltado à mineração no Brasil e um dos mais relevantes da América Latina, é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
O estande institucional do Governo do Estado recebeu a visita de vários empresários, consultores e representantes de organizações governamentais e privadas que, dentre outras informações, tiveram acesso ao Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins e puderam conhecer os principais projetos para fomentar o setor minerário e as oportunidades de negócios no Estado. Dentre os visitantes, estiveram o representante da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; o representante do Consulado Geral do Canadá; e representantes do Consulado Geral do Estados Unidos.
O grupo, composto pelo presidente da Ameto, Mauro Mota, e por especialistas do quadro estadual, também visitou diversos estandes de empresas e organizações durante a feira, com o intuito de promover o Estado às principais empresas e às instituições do setor mineral nacional e internacional. No estande da Nova Zelândia, a equipe conversou com o embaixador do país no Brasil, Richard Prendergast, sobre o crescimento da mineração no Tocantins e a perspectiva de expansão para os próximos anos.
Para o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, a participação na Exposibram foi uma excelente oportunidade para compartilhar experiências, atualizar conhecimento sobre a produção mineral e reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com o setor. “Nossa expectativa é colher o melhor resultado possível, atraindo mais mineradoras que desejam investir no Estado, contribuindo com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para o povo tocantinense”, declarou
O presidente da Ameto destacou a importância da participação no evento. “O Tocantins é a nova fronteira mineral do Brasil e o Governo do Estado tem atuado para o desenvolvimento sustentável do setor. Na Exposibram, trocamos informações com empresários e representantes governamentais de outros estados e países, ou seja, com nossa participação em uma feira desse porte, tivemos a oportunidade de promover o conhecimento sobre nosso Estado e mostrar ao mundo o nosso potencial no campo minerário e, com isso, atrair novos investimentos”, afirmou Mauro Mota. (Da assessoria de imprensa)