O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), nomeia sete jovens tocantinenses que concluíram a etapa de capacitação on-line do Projeto Jovens Protagonistas. Os selecionados que concluíram essa fase, com 75% da presença nos encontros, são os “Jovens Protagonistas” de seus respectivos municípios e estão aptos para a próxima etapa, no qual serão pré-selecionados cinco projetos-ações.
A gerente de Políticas Públicas de Juventude da Seju, Luana Porto, destaca que a fase de capacitação do projeto contemplou reuniões, webinários e assessoramento on-line com debates, atividades, discussões, apontamentos e escuta sobre políticas públicas de juventude, protagonismo juvenil e projeto-ação transformador. “Esses sete jovens conseguiram concluir com êxito essa etapa porque participaram das atividades que eram exigidas conforme edital para eles serem os Jovens Protagonistas dos seus municípios. Agora eles estão aptos a participarem da próxima etapa, que consiste na formulação de um projeto-ação que será desenvolvido no município deles”, explica.
Processo de produção
A partir dessa terceira fase, será feita a articulação com a comunidade desses municípios e os gestores das políticas públicas para a juventude. Os servidores da Secretaria dos Esportes e Juventude farão um assessoramento on-line para ajudar esses jovens a executarem esses projetos sociais, além de nortearem os selecionados para a fase seguinte com questões ligadas a orçamento e justificativa de projeto. Em seguida, será realizada a seleção de cinco projetos que vão concorrer ao Fundo Semente, no valor de R$ 5 mil.
Foram aprovados na etapa de capacitação e nomeados Jovens Protagonistas: Alice Rocha, Porto Nacional; Anderson Martins, Araguaína; Giovanna Fonseca, Taguatinga; Izabela Cristina , Formoso do Araguaia; Júlia Guilherme, Brejinho de Nazaré; Marcos Vinícius, Palmeirante; Vitória Alves, Tocantinópolis. Os nomes dos selecionados também estão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa segunda-feira, 7. (Da assessoria de imprensa)