“Estou realizando um grande sonho”, afirmou a jovem moradora de Peixe, Vitória de Jesus Póvoa, de 16 anos, definindo sua emoção em participar do curso de Tranças e Penteados, que está sendo realizado, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a prefeitura de Peixe.
Para o município de Peixe, foram demandados os cursos de Tranças e Penteados; Biscoitos e Bolos Caseiros e Chita Chique. A previsão é de que sejam capacitadas 60 pessoas, com expectativa de gerar 60 empregos diretos, segundo a coordenadora dos cursos, Daiana Tereza da Costa. As capacitações tiveram início nesta segunda-feira, 24, com término na sexta-feira, 28.
Clézia Rodrigues Santos, de 36 anos, também está participando das capacitações e vê na ação uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, exercendo uma profissão. “Agradeço ao Governo do Tocantins e à prefeitura de Peixe pela oportunidade”, informou.
Inclusão Produtiva
Os cursos de Inclusão Produtiva são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com as prefeituras municipais. As capacitações são formas de incentivo à inclusão produtiva, com o objetivo de gerar trabalho e renda.
Cada curso tem carga horária de 40 horas. Os cursos são definidos com base no cenário atual e na realidade da aptidão do município, segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota. “A escolha dos cursos é para atender as demandas dos municípios”, frisou.
Público-alvo
Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico. (Da assessoria de imprensa)