O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), repassou mais de R$ 2 milhões para a elaboração do projeto e início da construção de adutora para abastecimento de água em Novo Alegre, no Sudeste do Tocantins. Para todo o empreendimento, serão repassados o total de R$ 10 milhões. O montante será liberado em três etapas, com o avançar da execução de medições e obras feitas.
ESPERA DE 50 ANOS
A construção da adutora beneficiará cerca de três mil habitantes de Novo Alegre, que esperam pela construção há 50 anos. A captação de água acontece no Rio Palmas, na cidade de Combinado, distante 17 quilômetros de Novo Alegre. O município de Lavandeira também será atendido com a implementação da adutora.
TRANSPORTE DE ÁGUA
Adutora é um sistema de transporte de água que parte de um ponto de coleta até um reservatório, ou mesmo entre reservatórios. Os aços utilizados têm tratamento especial, porque não podem enferrujar ou sofrer qualquer processo de degeneração devido aos ambientes em que transportarão a água.
GARANTIR SEGURANÇA HÍDRICASecretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira comentou sobre o projeto. “Essa obra é para garantir a segurança hídrica não só para cidade de Novo Alegre, mas também para alguns municípios vizinhos como é o caso de Combinado e Lavandeira. É uma obra apoiada pelo governo federal, por meio do MIDR, executada pelo município de Novo Alegre. Esse tipo de ação demonstra a priorização na agenda de Segurança Hídrica pelo governo do presidente Lula e é uma diretriz de trabalho do ministro Waldez Góes. Faremos todos o esforço para que aumente o número de pessoas com acesso à água no país”, destacou.