Porto Nacional viveu um momento especial no sábado, 5, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Orla da cidade. O espetáculo aéreo, único no Tocantins este ano, reuniu um grande público e marcou o início das festividades do aniversário do município, celebrado no domingo, 13. A realização do evento foi possível graças a uma solicitação do prefeito Ronivon Maciel e do coronel-aviador da reserva Ricardo Ignácio de Macedo, feita em janeiro ao Comando da Aeronáutica.
VIII Encontro de Aviadores
A apresentação integrou a programação do VIII Encontro de Aviadores e homenageou os 90 anos do primeiro pouso em Porto Nacional, realizado em 1935 pelo Major Lysias Augusto Rodrigues (que dá o nome ao Aeroporto Internacional de Palmas) durante a missão Rota do Tocantins, marco que impulsionou a aviação na região.
“É UMA HONRA ESTAR EM PORTO NACIONAL, TERRA DE AVIADORES”
Comandante da Esquadrilha, o tenente-coronel Juliano Augusto Sousa Nunes destacou. “É uma honra estar em Porto Nacional, terra de aviadores. Chegamos em paz, sem pane, e isso nos motiva a participar deste evento tão especial. É meu último ano de Fumaça e poder participar desses eventos aqui nos enche de orgulho. Na época do Lysias, ele conseguiu fazer sem nada perto dos equipamentos atuais”, ressaltou.
“CELEIRO DE GRANDES PILOTOS”
O prefeito Ronivon Maciel reforçou a importância da data. “Unimos o 8º Encontro dos Aviadores com a Esquadrilha da Fumaça para celebrar nossa história e reafirmar o legado de Porto Nacional como celeiro de grandes pilotos.”
“CELEBRA OS 90 ANOS DO PRIMEIRO VOO EM NOSSA CIDADE”
Já o coronel Ricardo Macedo lembrou: “Conseguimos trazer a Esquadrilha para abrilhantar nosso evento, que celebra os 90 anos do primeiro voo em nossa cidade”.
IMPORTÂNCIA DA DATA
O vereador Heitor Andrade, autor da lei que instituiu o Dia do Aviador Portuense (16 de novembro), enfatizou a importância da data. “É uma honra ter criado a lei que institui a Semana da Asa e o Dia do Aviador Portuense, celebrado hoje, 5 de julho. Esta data reforça o orgulho da nossa cidade, berço de grandes aviadores e referência na aviação regional”, disse.
“UM ESPETÁCULO ÚNICO”
Em visita a Porto Nacional, a turista Patrícia Pires, expressou sentimento. “Estou extremamente feliz de estar aqui nesta tarde, participando deste evento tão maravilhoso! Meu coração está transbordando de alegria ao ver os céus de Porto Nacional coloridos pela Esquadrilha da Fumaça. Um espetáculo único que levarei para sempre na memória!” O sentimento da turista reforçou a alegria do público presente que demonstraram carinho e interação com o show aéreo.
SALVAS DE APLAUSOS
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça reforçou o orgulho da cidade em sua tradição aeronáutica, encerrando-se com salvas de aplausos e a promessa de novas edições.



