As ações da Busca Ativa Escolar, por meio da campanha Fora da Escola Não Pode, foram impulsionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde o início do ano letivo de 2023. Os coordenadores estaduais da Busca Ativa Escolar, as Diretorias Regionais de Educação (DREs), as unidades escolares e os grêmios estudantis têm promovido inúmeras atividades que visam mobilizar atos intersetoriais a aderirem a estratégia e diminuir a evasão escolar intensificada pela pandemia da covid-19.
Muitos dos estudantes estão engajados na campanha por meio da participação dos 450 grêmios estudantis que atuam em todo o Estado, um diferencial que tem impulsionado resultados positivos em diversas unidades, como por exemplo, nas escolas pertencentes às DREs de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína.
Conforme números gerais da estratégia da Busca Ativa Escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Tocantins, ao comparar os casos de matrícula e rematrícula do mês de dezembro de 2022 com março de 2023, houve um aumento significativo de 56,07%.
De acordo com informações da coordenadora da Busca Ativa da Seduc, Diva Nunes Rezende, a metodologia da Busca Ativa inclui ações que acontecem diariamente por meio de parcerias intersetoriais e a equipe multiprofissional da escola, que compreende as áreas de orientação educacional, atendimento psicológico e assistência social.
“A estratégia do Unicef é desenvolvida de forma integrada, viabilizada pela Seduc, com a colaboração dos coordenadores estaduais da Busca Ativa; Equipe de Supervisores(as) Estaduais das DREs; Instituto Peabiru; Ministério Público Estadual; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar; Unidades de ensino da rede e suas respectivas equipes multiprofissionais e as Secretarias Municipais de Educação. Além disso, também pode contar com a compreensão e o envolvimento da comunidade escolar”, pontuou Diva.
Para o articulador estadual dos grêmios estudantis da Seduc, Júlio César da Rocha, os grêmios potencializam a execução da campanha para diminuição da evasão escolar. “Dentre as metodologias, os estudantes atuam como verdadeiros monitores. Eles buscam os ex-alunos com empatia, oferecendo uma rede de apoio, além de ressaltar os atrativos e a importância da vida escolar para um projeto de vida de sucesso. Dessa forma, os índices nas taxas de retorno dos alunos estão subindo gradativamente, evidenciando a eficácia da linguagem do grêmio estudantil”, destacou.
O estudante do 3° ano do curso técnico em Informática, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, Ruan Alves, conta como o apoio dos professores foi fundamental para conseguir superar desafios e voltar para a escola. “Encontrei a compreensão, a confiança e o incentivo que precisava para conseguir me livrar de todos os problemas relacionados à ansiedade. A escola foi minha grande rede de apoio e a sinto como minha segunda família. Hoje, sou jovem protagonista, membro do grêmio estudantil e consigo falar em público. Nunca imaginei que conseguiria vencer todos estes desafios. A Busca Ativa faz a diferença e nós estudantes também podemos fazer a diferença na vida dos colegas, eu sou exemplo disto”, relatou Ruan.
O estudante Carlos Nascimento, membro da assessoria de comunicação e do Grêmio do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, relata o quanto as metodologias e as ações da Busca Ativa Escolar são importantes para a diminuição da evasão. “As ações da campanha Fora da Escola Não Pode e do Programa de Evasão Escolar Nota Zero auxiliam para a não evasão e também para o resgate dos estudantes que por inúmeros motivos deixaram de estudar. Nós procuramos olhar para particularidade de cada colega e com empatia trazê-lo de volta para o ambiente escolar, dando o apoio que ele precisa”.
Metodologia na prática
A orientadora Educacional do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, Faely da Silva Ferreira, informa que, na escola, o processo de busca ativa acontece diariamente e conta com a colaboração de toda a comunidade escolar. “Durante formação com a equipe gestora e pedagógica, os líderes de turma e os membros do grêmio estudantil foram orientados a introduzir dentre suas atividades ações da estratégia da busca ativa, como por exemplo, o livro de registro da turma, onde se inclui o número de faltas dos colegas e as justificativas”.
Conforme relatou Faely, os líderes de turma registram no livro tudo o que acontece em sala de aula, inclusive o número de faltas dos colegas e as respectivas justificativas. Por meio de um grupo de mensagens da turma, os estudantes procuram entender o motivo do colega não ter comparecido. Caso o estudante não justifique a ausência, a orientadora é informada e imediatamente entra em contato com a família para saber o que aconteceu e toma as providências, acompanhada pela equipe multiprofissional.
Além dessa sistemática, os estudantes gremistas e jovens protagonistas formam uma grande rede de apoio, ancorada pela empatia, pelo acolhimento e pela compreensão.
Busca Ativa Escolar
A Seduc aderiu à estratégia da Busca Ativa Escolar Unicef em 2019. Trata-se de uma estratégia que visa colaborar para minimizar a evasão e o abandono escolar, para que todas as crianças e os adolescentes permaneçam na escola com sucesso e aprendizagem. Já a campanha Fora da Escola Não Pode é uma proposta para o ano letivo de 2023. O objetivo é mobilizar secretarias municipais, diretorias regionais de educação, demais parceiros e sociedade civil para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola.
A Iniciativa conta ainda com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e possibilita identificar, localizar e encaminhar meninas e meninos que necessitam de apoio para a reintegração à escola. Outra preocupação é a inserção de famílias no Cadastro Único, bem como para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal e aos serviços da rede de proteção social existentes em cada município. (Da assessoria de imprensa)