Após a realização de concurso público, a Guarda Municipal de Araguaína já poderá atuar com os equipamentos e armas que serão recebidos enquanto a nova sede é construída. Esse foi dos resultados da reunião do deputado federal Tiago Dimas (SD) e do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), nessa terça-feira, 12, com as equipes técnicas do município e do Ministério da Justiça com objetivo de agilizar a implantação da corporação.
Em agência
Enquanto não receber a sua nova sede, a Guarda ficará na Agência de Trânsito e Transporte (ASTT). O projeto de lei de concurso público para corporação prevê 40 vagas iniciais.
Com emenda
A Guarda Municipal será implantada a partir de emenda parlamentar impositiva de bancada ao Orçamento da União de Tiago Dimas no valor de R$ 17,5 milhões. Com o dinheiro, serão comprados os equipamentos, veículos e construída a estrutura física para a Guarda Municipal. Além disso, o projeto prevê a implantação de um sistema de monitoramento integrado na cidade, com mais 80 pontos de câmeras e rádio-comunicação digital para as forças de segurança pública.
Em etapas
Na reunião também ficou definido a necessidade de divisão do projeto em algumas etapas. Os equipamentos de mobília e modernização do novo prédio só serão entregues após a obra estar pronta. Além disso, primeiro serão colocados os cabos de fibra óptica na cidade, para só depois as câmeras serem instaladas.