A cerimônia de transição do cargo de capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins aconteceu na noite desta segunda-feira, 31, na Capitania Fluvial (CFAT), em Palmas. Guilherme Oliveira Chagas assume o posto no lugar de Artur Roberto Quirino da Silva. Ambos são capitães de fragata. A solenidade foi presidida pelo vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho, comandante do 7º Distrito Naval, sediado em Brasília.
MOTIVADO
O capitão de fragata Guilherme Chagas agradeceu a oportunidade de assumir o cargo e garantiu que pretende continuar o trabalho deixado pelo capitão Artur Quirino. “Como o novo capitão da Capitania do Araguaia-Tocantins, quero ressaltar que estou extremamente motivado, feliz com a função do cargo. Realmente é um desafio grande, dar continuidade a todo um trabalho que foi desenvolvido aqui no Estado. Assumo o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento do Tocantins”, expressou.
TOCANTINS É POTÊNCIA DENTRO DO BRASIL
Artur Quirino destacou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido e enfatizou que o Estado do Tocantins é uma potência de desenvolvimento no Brasil. “Durante o período que estive aqui, eu viajei Norte-Sul conhecendo todas as hidrovias e pude constatar que o Tocantins é uma potência dentro do Brasil. É um lugar de grande prosperidade e está se tornando um dos melhores lugares para viver aqui no nosso país. Finalizo desejando muita sorte ao meu sucessor. Com certeza ele vai dar continuidade ao nosso trabalho exercido no estado com excelência”, disse.
GOVERNADOR PRESENTE
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) prestigiou a solenidade. “Quero primeiramente desejar sucesso ao novo comandante da Marinha. Já agradecemos ao comandante Artur Roberto pela boa relação institucional que ele promoveu aqui no Tocantins. Colocando sempre a Marinha à disposição do povo tocantinense. Então, estamos aqui para além de presenciar a transmissão do cargo, mas também agradecer ao Comandante Artur Roberto pelo trabalho que ele fez. E desejar sucesso ao novo comandante”, expressou o Governador.
CAPITANIA FLUVIAL
A CFAT atua em 139 municípios do Tocantins, tendo como missão orientar, coordenar e controlar as atividades fluviais do Estado. Foi criada por meio do Decreto nº 81.591, de 20 de abril de 1978, com a denominação de Capitania dos Portos do Estado de Goiás e Distrito Federal. Mas a presença da Marinha do Brasil no Tocantins foi consolidada no dia 17 de maio de 2000, data em que foi inaugurada a sede da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, em Palmas.