A Secretaria de Educação de Gurupi (Semeg) trabalha a implementação do projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa voltada à inclusão de crianças autistas na rede municipal de ensino. Como parte desse processo, uma formação para educadores teve início nesta segunda-feira, 24, para melhor atender os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
CERCA DE 300 ALUNOS AUTISTAS
Atualmente, a rede municipal de ensino de Gurupi atende cerca de 300 crianças diagnosticadas com TEA. Para qualificar o atendimento a esses alunos, professores, coordenadores e gestores educacionais participaram de uma formação específica para atuar no projeto. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Mauro Cunha e encerra nesta terça-feira, 25.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia, o encontro reuniu diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores das salas de recursos, além dos profissionais que atuam da pré-escola ao 1º ano. Já os professores do 2º ao 5º ano e profissionais de apoio estão sendo capacitados neste segundo dia de programação.
ENTENDA
O projeto “O Mundo do Theo” tem como base um conjunto pedagógico que apresenta a história de Theo, um menino com TEA, destacando a importância do respeito, da empatia e da inclusão na construção de um ambiente escolar acolhedor. Coordenadora da implantação do projeto pedagógico, a professora Mestre Fabiana Cáceres reforça a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirmou à assessoria.