A Prefeitura de Gurupi recebeu na sexta-feira, 7, uma área no Park Filó Moreira para a construção de 100 unidades habitacionais populares. A iniciativa foi feita em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins. O Paço também assinou protocolo de intenções para instalar um novo Centro Administrativo na região, na antiga área do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
DOAÇÃO DO SPU
O município recebeu da SPU uma área de 23.548,41 metros quadrados, onde serão construídas 100 moradias populares, pleiteadas pelo programa Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os imóveis vão beneficiar famílias já cadastradas pelo MNLM, sendo prioritariamente mães de família beneficiárias do Programa Bolsa Família, idosos e pessoas com deficiência.
PARCERIA CRUCIAL
A prefeita Josi Nunes destacou o trabalho feito junto ao SPU. “Essa parceria é crucial para beneficiar famílias carentes. Este é apenas o começo do nosso projeto habitacional, pelo qual cadastramos 2 mil moradias junto ao governo federal. Nós inscrevemos 4 projetos habitacionais. Gurupi foi contemplada com essas 100 e nossa expectativa é que ainda esse ano sejam liberadas mais 144 unidades habitacionais para nossa cidade, por isso estou constantemente em Brasília para acompanhar esses processos”, afirmou.
CENTRO ADMINISTRATIVO PRÓXIMO DA POPULAÇÃO
Além disso, a prefeita expressou seu entusiasmo com o projeto de um novo Centro Administrativo, na qual foi assinado na ocasião. “Nós também solicitamos uma área para a construção de um novo Centro Administrativo em uma área mais centralizada e próxima da população. Atualmente, nossa sede administrativa está afastada da comunidade, o que dificulta o acesso dos cidadãos aos serviços municipais. Vamos pleitear recursos em Brasília para que esse projeto se torne realidade”, disse.
PROPOSTA INOVADORA
O superintendente da SPU no Tocantins, Edy César, reforçou a visão integrada do projeto. “Fizemos um planejamento urbano para que a área do Park Filó Moreira se tornasse um grande centro administrativo e jurídico na cidade, com diversos aparelhos públicos. A criação do programa habitacional é uma proposta inovadora que visa melhorar a qualidade de vida do povo de Gurupi. Esse grande projeto integrado só é possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal e à boa relação que a prefeita Josi Nunes tem construído com o Governo Federal”, comentou.
OAB E CASA DA MULHER TOCANTINENSE
Na oportunidade também foi entregue pela SPU uma área de 2.025,00 metros quadrados para abrigar a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Park Filó Moreira, em Gurupi. No local, um Núcleo de Advocacia Dativa também será implementado, com o objetivo de proporcionar assistência jurídica em processos judiciais para pessoas que não têm recursos financeiros para arcar com honorários advocatícios. Outro protocolo de intenções assinado foi a Secretaria de Estado da Mulher, visando a construção da Casa da Mulher Tocantinense no Park Filó Moreira.