O Comitê Gestor responsável para acompanhamento e adoção de medidas preventivas ao Covid-19 em Gurupi se reuniu nessa quinta-feira, 19, e acrescentou novas ações de prevenção ao novo coronavírus. A prefeitura já publicou as alterações que atinge rede municipal, funcionalismo e a pasta de saúde do município.
Educação
Entre as novas medidas estão a suspensão das aulas da rede municipal por tempo indeterminado. Também estão suspensos os atendimentos presenciais nas unidades escolares, podendo ser feitos apenas por telefone. No portão de cada escola terá um informativo contendo o número de telefone da unidade, do diretor e do secretário municipal de educação. No site da Prefeitura de Gurupi também é possível ter acesso aos dados. Também fica recomendado às instituições de ensino particulares que também interrompam suas atividades.
Funcionalismo público municipal
Outra novidade é a mudança no horário por tempo indeterminado do funcionamento nas repartições públicas municipais. Os expedientes serão de 6 horas corridas, das 8 às 14 horas a partir desta sexta-feira, 20. Esta medida não abrange as repartições que por sua natureza desenvolvam serviços essenciais e que exijam regime de plantão permanente. A chefia imediata de cada órgão ainda poderá dispensar servidores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas ou que usam medicamentos imunossupressores para execução de suas atividades por trabalho remoto ou trabalhar de forma isolada
Suspensão de serviços odontológicos e avaliação de procedimentos eletivos
Os serviços eletivos de saúde serão avaliados por meio de normativas específicas, respeitadas as peculiaridades de cada serviço e o risco envolvido em cada atendimento. Ficam suspensos por tempo indeterminado os atendimentos odontológicos eletivos, devendo os profissionais permanecerem em seus respectivos locais de trabalho para o acolhimento e atendimento aos casos de urgência e emergência. Já as receitas médicas passam a ter validade por 90 dias.
Estabelecimentos
Bares, restaurantes, feiras de alimentação e similares passam a ser orientados a adotar todas as medidas necessárias para evitar aglomeração de pessoas em seus ambientes, ficando estabelecido distância mínima de dois metros de afastamento entre mesas, sendo proibida a realização de shows, sob pena de esvaziamento e fechamento do estabelecimento. Recomenda-se também que sejam reforçadas as medidas de higienização.