O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve reunido nesta segunda-feira, 19, com o representante do Hospital do Amor, Henrique Prata, e debateram os últimos trâmites legais da parceria entre o Estado e a instituição. O encontro aconteceu na Secretaria da Saúde (Sesau), com a presença do titular da pasta, Afonso Piva, além de representantes da Procuradoria (PGE) e Controladoria Geral (CGE), da Secretaria de Planejamento (Seplan) e Casa Civil e da Assembleia Legislativa (Aleto).
CONFORTO ÀS FAMÍLIAS TOCANTINENSES
Wanderlei falou sobre a expectativa de ter a instituição na Capital. “Sabemos do serviço de qualidade que o Hospital do Amor presta aos pacientes oncológicos e temos trabalhado para que a população tocantinense tenha este atendimento, sem a necessidade de ir até Barretos. Isso vai proporcionar conforto às famílias e agilizar o processo de tratamento e recuperação de quem precisa de cuidados”, disse o governador.
R$ 1 MILHÃO EM PASSAGENS
O secretário Afonso Piva projeta que parceria garantirá economia. “O acolhimento destes pacientes em solo tocantinense vai proporcionar economia ao erário público, visto que o Estado investe anualmente mais de R$ 1 milhão só com passagens aéreas e a maioria deste dinheiro é para levar pacientes para tratamento oncológico em São Paulo”, informou. O secretário continuou.
PARCERIA FECHADA EM 2023
Henrique Prata projeta a conclusão da parceria ainda em 2023. “Estamos alinhando a parceria para que o Hospital do Amor responda por todo o tratamento oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado até o final deste ano. Contamos com o empenho do secretário Afonso Piva e sem falar na gestão do governador Wanderlei Barbosa, que tem abraçado o projeto. Nossa equipe já está mobilizada para prestar, aqui no Tocantins, o mesmo acolhimento humanizado que fazemos em Barretos”, garantiu.
ONCOLOGIA NO TOCANTINS
O Tocantins conta com duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) habilitadas pelo Ministério da Saúde. As unidades estão localizadas no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e no Geral de Palmas (HGP), além de um serviço de radioterapia terceirizado, também na Capital Palmas. As Unacons realizaram em 2022 mais de 18 mil procedimentos e quase 3 mil internações, e oferecem tratamento em oncologia clínica, hematologia, cirurgia oncológica, radioterapia e braquiterapia e avaliação e diagnóstico em oncologia pediátrica (HGP). Os principais câncer diagnosticados no Tocantins são: mama feminina; próstata; colón e reto; traqueia, brônquio e pulmão; estômago; colo do útero; glândula tireoide; cavidade oral; linfoma de hodgkin e leucemia.